ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Paraná avança em projeto para construir nova ponte que dá acesso ao MS

Nova ponte vai ligar o Paraná a MS por Taquarussu

Maristela Brunetto | 26/01/2023 08:54
Nova ponte entre MS e Paraná terá 2 km. (Foto: Roberto Dziura- Governo do PR)
Nova ponte entre MS e Paraná terá 2 km. (Foto: Roberto Dziura- Governo do PR)

O governo do Paraná vai selecionar na semana que vem, dia 31, por meio de pregão, empresa responsável por estudos técnicos para o projeto de uma nova ponte para ligar o estado ao Mato Grosso do Sul. A nova ponte ligará o distrito de Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, à cidade sul-mato-grossense de Taquarussu.

Entre os dois estados há outras pontes para a travessia, a mais utilizada e extensa liga Mundo Novo a Guaíra. O governo paranaense aposta na obra para encurtar distância na região mais a noroeste, uma vez que a ponte mais próxima na região fica em divisa com São Paulo, principalmente facilitando o escoamento de produtos agropecuários. A ponte deve ter 2 quilômetros de extensão.

O governo paranaense estabeleceu limite de R$ 2,9 milhões para pagar pelos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. Em seu site, o governo do estado vizinho informou que a previsão é que o trabalho seja concluído em 18 meses. As discussões preveem que em Mato Grosso do Sul sejam implantados 30 quilômetros de estrada e um viaduto no acesso à cidade de Taquarussu.

“É um estudo complexo, que visa encontrar o melhor traçado e da maneira mais sustentável com menor impacto ambiental. A ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País e vai encurtar o caminho de quem vem do Mato Grosso do Sul rumo ao Paraná. É uma obra que irá trazer desenvolvimento para o Noroeste paranaense, fomentando investimentos, turismo e mais desenvolvimento”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística paranaense, Fernando Furiatti.

As despesas com o estudo serão custeadas pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica com os governos estaduais do Paraná e Mato Grosso do Sul, no ano passado.

Nos siga no Google Notícias