Pelo terceiro ano, Procon faz campanha para ajudar consumidor endividado
Pelo terceiro ano consecutivo, o Procon organiza neste mês em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a campanha “Saindo do Sufoco”, para ajudar consumidores douradenses a renegociar dívidas.
De 11 a 29 deste mês, consumidores, comércio, instituições bancárias, empresas de telefonia e demais interessados poderão procurar o Procon, pedir uma mediação, propor uma renegociação de dívidas atrasadas e receber orientações sobre economia solidária.
A primeira edição da campanha, em 2015, atendeu 437 consumidores em busca de acordo com credores. Naquele ano, 95% dos casos que chegaram ao Procon resultaram em negociação.
No ano passado, 220 consumidores foram atendidos no e 96% dos casos tiveram negociação positiva, principalmente pelas facilidades de parcelamento e desconto de juros, oferecidos pelos credores.
O diretor-interino do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, disse que neste ano a proposta é reforçar o caráter de orientação ao consumidor sobre como evitar o super endividamento.
“O consumidor vai receber informações de como controlar gastos, analisar as reais necessidades antes de fechar uma compra e como controlar o orçamento doméstico”, explicou.