PF apreende mais de R$ 300 mil em dinheiro durante operação em Corumbá
A ação investiga esquema criminoso de lavagem de dinheiro e evasão de divisas no município
Durante a Operação Washer, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (4), foram apreendidos R$ 336 mil em dinheiro e 19.900 mil dólares, em Corumbá, distante 419 quilômetros em Campo Grande.
A ação investiga esquema criminosos de lavagem de dinheiro e evasão de divisas na cidade sul-mato-grossense. Os valores foram apreendidos em um imóvel na Rua Colombo, quase esquina com a Frei Mariano, conforme apurado pelo site Diário Corumbaense.
Em meio ao dinheiro apreendido, havia notas em Euro, mas não foi informado o valor. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na Rua Joaquim Murtinho. Em um dos endereços, a equipe policial apreendeu uma picape Fiat Toro.
Conforme as investigações, entre 2013 e 2019, foram movimentados mais de 27,5 milhões de reais por empresas que atuam no setor de transporte de cargas. Dinheiro, segundo a PF, originário do tráfico transnacional de drogas.
Também foi constatado o recebimento de valores provenientes de diversas origens do País, sem fundamentação econômico-financeira, com imediata realização de pagamentos ou de transferências a terceiros, sem justificativa aparente.
O nome da operação faz referência à língua inglesa e significa máquina de lavar, assim como faz referência a origem da terminologia lavagem de dinheiro, que surgiu nos EUA, na década de 20, quando os mafiosos adquiriam lavanderias para ocultar o produto de seus crimes.