Policial é ferido em confronto com campesinos em área dominada pelo tráfico
Confronto ocorreu em Yhú, a 100 km de MS, onde acampado foi morto no início da semana
Um policial ficou ferido no braço direito durante confronto entre homens da Polícia Nacional do Paraguai e campesinos nos arredores do distrito de Yhú, Departamento de Caaguazú, a 100 km do território sul-mato-grossense.
A área de invasão é a mesma onde, no início desta semana um homem foi morto e o pai dele ficou ferido durante briga entre trabalhadores sem-terra pela liderança do acampamento. A região é alvo de disputa por causa das lavouras de maconha e exploração da vegetação nativa para produção de carvão.
De acordo com o jornal ABC Color, o policial Apolinar Aquino, 28, foi ferido no braço, mas não há informações se o ferimento foi provocado por tiro. Ele foi socorrido de helicóptero até o Instituto de Previdência Social em Coronel Oviedo.
A fazenda pertence à Agropecuária Tajy Guazú, da família Nuñez, alvo de constantes ocupações nos últimos anos. Segundo a polícia paraguaia, os campesinos aproveitam as gigantescas áreas de bosque para retirar madeira e plantar maconha.
Equipes da Polícia Nacional permanecem no local. Dois promotores, das unidades de combate a crimes ambientais e de luta contra o narcotráfico coordenam a operação.