Porto Murtinho tem maior volume de chuva do Brasil nas últimas 24 horas
Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, é o município onde mais choveu no Brasil nas últimas 24 horas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A cidade registrou acúmulo de 129,89 milímetros somente entre a madrugada e manhã deste domingo (5), entre 1h e 7h, de acordo com o Climatempo.
Conforme o serviço meteorológico, um sistema de baixa pressão está atuando sobre Mato Grosso do Sul, provocando formação de muitas nuvens carregadas desde a noite deste sábado (4).
Também está chovendo forte desde a noite de ontem (4) na cidade de Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande, onde já são 84,2 milímetros.
Na sequência, as cidades sul-mato-grossenses campeãs de chuvas são Sete Quedas, com 51,2 mm, Jardim, com 42,4 e Bataguassu, onde choveu 40 mm.
Segundo o vereador Edicarlos Lourenço (PR), um dos bairros mais afetados em Porto Murtinho é Salim Cafure. "Esse é o bairro mais populoso da cidade, ele sempre sofre com a questão das chuvas", afirma.
Segundo Lourenço, estão sendo realizados trabalhos de esgoto e drenagem pluvial, mesmo assim, a região sempre é prejudicada quando chove. "Inclusive, agora, está chovendo. Não chove forte, mas é constante.
Apesar do volume de água recorde, o prefeito da cidade, Heitor Miranda dos Santos (PT), garante que uma série de ações preventivas estão evitando maiores prejuízos. "Está tudo sob controle. Temos feito obras de asfaltamento, drenagem com tubos, limpamos os canais de drenagem e ruas dos bairros, enfim, trabalhos preventivos que geraram melhor escoamento das águas", alega.