ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Prefeito vê brecha na lei para justificar cargos à esposa e cunhado

Em nota, prefeitura se posicionou quanto as acusações envolvendo a contratação da esposa e cunhado do gestor para secretarias municipais

Elci Holsback | 14/02/2017 18:31
Prefeitura emitiu nota nesta terça-feira (Foto: Diário Corumbaense)
Prefeitura emitiu nota nesta terça-feira (Foto: Diário Corumbaense)

A Prefeitura de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, divulgou nota nesta terça-feira (14) comentando a denúncia de prática de nepotismo na gestão pública municipal.

Assinada pelo prefeito, Ruiter Cunha (PSDB), a nota diz respeito às acusações do MPE (Ministério Público Estadual) quanto a prática na nomeação dos secretários Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa e Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, respectivamente, esposa e cunhado de Ruiter.

"O município respeita a iniciativa do Ministério Público Estadual, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, de instaurar o Inquérito Civil nº. 005/2017, mas discorda com veemência de que haja prática de nepotismo nas nomeações", apresenta trecho da nota.

A esposa de Ruiter, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa, foi nomeada para a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, já o cunhado do prefeito, assumiu a pasta da Assistência Social.

Ainda segundo posicionamento da gestão, "o entendimento do município está embasado em decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) de que a prática de nepotismo não se aplica aos cargos de secretários municipais, que são considerados agentes políticos. Expressa ainda a convicção de que os atos de nomeação de natureza política estão amparados nas decisões do STF e, acima de tudo, na capacidade técnica dos servidores para o exercício das funções, respeitando o interesse público e a qualidade dos serviços ao cidadão corumbaense", diz outro trecho da nota.

Denúncia - O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou prática de nepotismo na prefeitura de Corumbá, devido nomeação de esposa e cunhado do prefeito para duas pastas.

A denúncia foi transformada em inquérito civil, que é apurado pela 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, responsável pela defesa do Patrimônio Público e Social. 

Nos siga no Google Notícias