ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  27    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Prefeitura doa área e novo presídio de Ponta Porã será fora do centro

Nova unidade terá capacidade para 408 vagas e será semelhante aos três presídios planejados para a Capital

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 27/08/2024 15:02
Unidade Penal “Ricardo Brandão”, localizada na região central de Ponta Porã (Foto: Reprodução/Google)
Unidade Penal “Ricardo Brandão”, localizada na região central de Ponta Porã (Foto: Reprodução/Google)

O governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27), o recebimento de uma área para a construção de um novo presídio em Ponta Porã. O terreno, com 64.926,53 m², foi cedido pela prefeitura da cidade e está situado próximo à Unei (Unidades Educacionais de Internação), fora do centro urbano.

A doação do terreno para o Governo do Estado foi aprovada pelos vereadores de Ponta Porã em março e tem como objetivo melhorar a infraestrutura da cidade, ao retirar a unidade penal “Ricardo Brandão” da área central devido à proximidade com áreas residenciais e comerciais. O estabelecimento penal de segurança média abriga presos condenados do sexo masculino, que cumprem pena em regime fechado. No lugar do atual presídio, será construído um parque.

"Aqui em Ponta Porã temos um presídio incrustado no meio da cidade, estamos transferindo o presídio. Conseguimos uma área fora da cidade, próxima ao anel viário, ao lado da Unei. Para a cidade é muito bom. No local do atual presídio, vamos construir um parque. O projeto já está pronto, é do Governo Federal, e o Governo do Estado irá fazer a licitação e construção", comentou o prefeito de Ponta Porão, Eduardo Campos (PSDB).

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o novo presídio será construído com base nos padrões estabelecidos pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), que inclui uma estrutura moderna voltada para a segurança, ressocialização e infraestrutura adequada.

A unidade terá capacidade para 408 vagas e será semelhante aos três outros presídios planejados para o complexo da Gameleira em Campo Grande. Além das celas, o novo complexo contará com módulos para educação e saúde, bem como um galpão destinado ao trabalho dos apenados.

Nos siga no Google Notícias