Prefeitura inicia transferência de indígenas com covid-19 para abrigo
Pelo menos 40 moradores da reserva indígena de Dourados foram encaminhados para a Casa do Cursilho, nesta tarde (19)
Cerca de 40 índios com diagnóstico positivo ou suspeito de covid-19 que moram na reserva indígena de Dourados, foram encaminhados nesta tarde (19) para a Casa do Cursilho onde irão cumprir a quarentena longe do risco de infectar mais pessoas. O espaço foi cedido pela arquidiocese do município que também está fazendo campanha para arrecadar roupas de cama e travesseiros.
O transferência dos indígenas foi realizada pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A prefeitura também disponibilizou equipe da Secretaria Municipal de Saúde para ajudar no encaminhamento. A prefeita da cidade, Delia Razuk (PTB) também acompanhou os trabalhos, nesta tarde.
A Vigilância em Saúde de Dourados vai monitorar os pacientes que terão também acompanhamento através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A segurança do local será realizada pela Força Nacional.
A transferência contou com o apoio da JBS, empresa onde trabalham alguns dos infectados, Corpal Incorporadora e Construtora, Bispo Dom Henrique, UFGD, UEMS e Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Pelo menos 31 indígenas que foram encaminhados para o local estão com covid-19. Para o abrigo também foram encaminhados indígenas quem apresentaram quadro suspeito e precisam de quarentena ou estão no grupo de risco sem poder se isolar. -