Queimadas fazem até cobra fugir da fumaça no Pantanal
Corumbá, cidade distante a 426 quilômetros de Campo Grande, amanheceu debaixo de muita fumaça neste sábado (12)
Focos de incêndio no Pantanal não estão dando trégua e o cenário é de destruição por todos os lados. Quem precisou passar pela BR-262 neste sábado (12), na região de Corumbá - cidade distante a 426 quilômetros de Campo Grande, enfrentou muita fumaça pelo caminho.
Vídeo enviado ao Campo Grande News, por meio do Direto das Ruas, mostra uma cobra atravessando a rodovia em meio a fumaça. Segundo a publicitária Ana Carolina Valdez, que enviou a imagem, as chamas não eram vistas nitidamente na vegetação às margens da BR, mas por um longo período a estrada estava totalmente tomada pela nuvem cinza das queimadas.
"Quando eu vi, não considerava que estava no nosso Estado. Fiquei muito triste por saber e ver de perto o que estamos vivendo. Não dá pra acreditar que das paisagens lindas que temos aqui no nosso Mato Grosso do Sul, a fumaça tomou conta e está devastando tudo. Nossos animais sofrendo com tudo isso, é aquilo que dói no coração. É lastimável!", comentou Ana Carolina.
Imagens áreas feitas neste sábado (12) mostram Corumbá debaixo de muita fumaça provocada pelas queimadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cortina de fumaça se deve aos focos registrados na divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, onde o trabalho contra o fogo continua.
Segundo o coronel Ângelo Rabelo, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), a situação mais crítica é no Paiaguás, uma das regiões do Complexo do Pantanal.
Corumbá registrou somente neste ano 4.748 focos de queimadas, sendo ainda o primeiro colocado no País, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em Mato Grosso do Sul são 7.181 focos registrados entre janeiro e 11 de setembro, 13% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.
A previsão do tempo para os próximos é de mais calor, com poucas nuvens, e termômetros acima dos 40ºC. A expectativa de chuva deve ficar somente para a segunda quinzena de setembro.