Suspeita de vírus em aluno leva Unigran a suspender aulas presenciais
Instituição de ensino superior divulgou dois comunicados ontem à noite; nota emitida pela Unigran Capital cita caso suspeito
De hoje em diante, por tempo indeterminado, as aulas de todos os cursos presenciais da Unigran serão ministradas na modalidade à distância. A medida adotada em decorrência da proliferação do novo coronavírus foi informada em comunicado divulgado na noite de ontem (16) e vale para as unidades de Dourados e de Campo Grande. Fundada há 44 anos em Dourados e funcionando desde 2008 também na Capital, a Unigran é uma das principais instituições de ensino de Mato Grosso do Sul.
Dois comunicados foram divulgados na noite desta segunda-feira, um deles voltado para os alunos de Dourados e outro para os estudantes de Campo Grande.
No comunicado da Unigran Capital, a instituição informa que a decisão foi tomada em nova reunião do comitê especial que acompanha o cenário do novo coronavírus levando em conta a suspeita de diagnóstico positivo para o Covid-19 em acadêmico (a) da instituição. “A suspensão visa garantir a integridade e a saúde dos demais acadêmicos e acadêmicas e colaboradores”, afirma o comunicado.
A Unigran informou ainda que a decisão considera também a declaração de emergência em saúde pública pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o aumento de casos positivos no Brasil e a necessidade de rapidez de ações preventivas para conter a disseminação do coronavírus,
“A partir do dia 17 de março, por prazo indeterminado, as aulas serão ministradas na modalidade à distância, pelo Google Classroom, até posterior manifestação. Ficam suspensos todos os eventos de extensão, palestras e semanas acadêmicas presenciais. Os estágios obrigatórios deverão ser discutidos com as suas respectivas coordenações, para as devidas deliberações”, afirmam o comunicado.
Segundo a instituição, os alunos de todos os cursos presenciais da Unigran Dourados e Unigran Campo Grande deverão acompanhar as aulas diariamente e realizar as atividades via plataforma Google Classroom. “Os professores permanecerão à disposição do aluno, em ambiente virtual, em seus horários de aulas normais, tirando dúvidas e acompanhando a participação dos acadêmicos pela plataforma”.
A Unigran afirma que o calendário acadêmico institucional será “cumprido rigorosamente” e as atividades avaliativas acontecerão mediante comunicado de cada professor. “Os acadêmicos devem ficar atentos aos cuidados de saúde e atenção básica, evitando aglomerações públicas e, ainda, procurar manter-se conectado à plataforma virtual em ambiente reservado”.
O comunicado informa ainda que as medidas previstas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, “de acordo com a evolução da pandemia, e serão informadas por meio dos nossos canais oficiais”.