Suspeito de integrar facção criminosa do Nordeste é preso no interior de MS
Facção Guardiões do Estado é parte do “novo cangaço” que invade e aterroriza cidades pequenas
Equipes da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prenderam, na manhã desta quinta-feira (13), um homem de 29 anos, que não teve o nome divulgado, suspeito de integrar a facção criminosa Guardiões do Estado, grupo do Nordeste do Brasil. Ele foi encontrado em Ladário, cidade a 426 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação “Ex Radice”, deflagrada pelo DPI (Departamento de Polícia do Interior).
A Polícia Civil de MS foi contatada pela Delegacia de Jucás, no Ceará, e as investigações foram feitas pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da Delegacia de Ladário, que apontou a possível presença de grupo criminoso na cidade que integrava a facção especializada no método “novo cangaço”.
As equipes então fizeram o planejamento da prisão após mapearem a área onde o suspeito estava com um drone. Durante o cumprimento de mandado de busca no endereço, foram apreendidos aparelhos telefônicos, dois veículos com suspeita de adulteração e outros itens. Além disso, outros quatro homens foram qualificados.
A operação contou com apoio da 1ª Delegacia de Corumbá e das delegacias de Bonito, Miranda e Aquidauana e, ao todo, participaram 16 policiais das forças de segurança do Estado. Nenhum dos suspeitos teve o nome divulgado.
O nome da operação significa “pela raiz” e o objetivo é eliminar qualquer ameaça da instalação de organizações criminosas para inibir, principalmente, as ações do “novo cangaço”.