Trabalhador rural é levado para hospital com ferimentos causados por raio
Embrapa registrou vento de 46 km por hora; árvores caíram sobre carros e residências
Trabalhador rural foi atingido por raio durante o temporal desta segunda-feira (26) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Conforme o Corpo de Bombeiros, o homem mora no distrito de Itahum, que fica a pelo menos 60 km do Centro da cidade.
Ao Campo Grande News, o comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, tenente-coronel Humberto José Sepa de Matos Filho, disse que o homem foi socorrido por outras pessoas da fazenda onde trabalha e trazido para o hospital em Dourados reclamando de dores de cabeça e dormência nas pernas.
Os bombeiros receberam dezenas de chamadas devido a queda de árvores sobre residências e veículos. O comando ainda faz levantamento para saber quantas chamadas foram registradas. “Colocamos uma guarnição extra para atender essas ocorrências de queda de árvore na cidade”, informou o tenente-coronel.
Houve queda de árvores em vários pontos da área central. Na Avenida Weimar Gonçalves Torres, uma árvore caiu sobre carro que passava no momento, mas o motorista não sofreu ferimentos. No Jardim Água Boa, uma árvore caiu sobre o muro e o solário do Centro de Educação Infantil Paulo Gabiatti.
Conforme o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, o vento chegou a 46 quilômetros por hora, considerado “muito forte” na escala de Beaufort. Em uma hora foram 22,9 milímetros de chuva.
Região – Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, em Ponta Porã chuva de 32,6 milímetros durou 45 minutos com vento de até 65 km por hora. Em Aral Moreira a precipitação foi de 37,2 mm e ventos de 71 km/h.
Natálio Abrahão informou que também choveu forte em Amambai, com 23,2 mm e vento de 65 km/h. Caarapó teve chuvas intensas com trovoadas e raios e vento de 81 km/h. Em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, uma árvore caiu sobre a rede elétrica e deixou parte do centro sem energia na região da Escola Joaquim Murtinho.
O meteorologista informou que em Dourados o vento foi de 74 quilômetros por hora. Entretanto, a Embrapa informa velocidade bem inferior (46 km/h).
Segundo Abrahão, para a tarde desta segunda-feira a previsão é de risco de temporais e tempo fechado com pancadas de chuvas isoladas e vento de até 65 km/h no centro-sul do Estado, principalmente em Dourados, Ponta Porã, Amambai, Maracaju, Sete Quedas, Mundo Novo, Bonito e Porto Murtinho.