ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

UFMS interdita restaurante em Três Lagoas por suspeita de fraudes

Instituição deve suspender licitações para os RUs de unidades de outras três cidades

Por Maristela Brunetto | 24/02/2025 09:59
UFMS interdita restaurante em Três Lagoas por suspeita de fraudes
Porta principal do restaurante universário da UFMS: interdição por suspeitas em contrato (Fotos: Divulgação UFMS)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) interditou, nesta manhã (24), o restaurante universitário da unidade de Três Lagoas. A instituição informou que seguiu orientação da procuradoria jurídica após suspeita de fraudes na execução de contrato por empresa terceirizada, incluindo possibilidade de superfaturamento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) interditou o restaurante universitário do campus de Três Lagoas após suspeitas de fraudes na execução do contrato com a empresa terceirizada M.A.B LIMA & CIA Ltda. A decisão foi tomada seguindo orientação da procuradoria jurídica da instituição, que identificou possíveis ilícitos administrativos e criminais, incluindo superfaturamento. O caso já foi comunicado à Polícia Federal e à Procuradoria da República. Como consequência, a universidade também suspendeu processo licitatório em andamento para contratação de fornecedores dos restaurantes universitários em Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana, pois a empresa investigada estava participando das licitações. A UFMS promete estabelecer auxílio alimentação para os alunos antes do início do ano letivo, em 10 de março, e conduzirá investigações internas através da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura e da Corregedoria.

O caso foi comunicado à Delegacia de Polícia Federal e à Procuradoria da República na cidade. A UFMS divulgou que o contrato com a empresa responsável foi colocado sob suspeita pela Procuradoria Federal, porque apurações internas “apontam para a ocorrência de inúmeros ilícitos administrativos e criminais, seja pelo descumprimento do contrato administrativo em curso, inclusive com atos de superfaturamento”.

A repercussão da suspeita se estende a outros atos da universidade. A assessoria jurídica recomendou que a UFMS suspenda processo licitatório em curso para contratação de empresas fornecedoras para os restaurantes universitários de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana, uma vez que a empresa estaria participando dos certames.

A UFMS informou que fará um procedimento para fornecer auxílio alimentação para quando começar o ano letivo, em 10 de março.

Em nota, a UFMS fala em apuração e abertura de processos disciplinares, sugerindo que possa haver envolvimento de servidores públicos, entretanto não foram apontados detalhes sobre as suspeitas; além de ações judiciais nas esferas cível e criminal. No âmbito interno, as investigações ficarão por conta da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura e da Corregedoria da universidade.

Um funcionário da empresa informou ao Campo Grande News que era desconhecido o motivo da interdição e os proprietários seriam acionados para apurar os fatos.

UFMS interdita restaurante em Três Lagoas por suspeita de fraudes
Servidores colocaram fitas para interditar portas e impedir acesso ao RU da UFMS em Três Lagoas


Nos siga no Google Notícias