ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Vendaval espalha caos, destelha mais de 80 casas e 50% da cidade fica sem luz

Em Juti, secretário de assistência social diz que metade da cidade está sem energia elétrica

Izabela Sanchez | 19/08/2020 12:35
Estrutura em um posto de combustível cedeu com a força do vento (Foto: Dourados News)
Estrutura em um posto de combustível cedeu com a força do vento (Foto: Dourados News)

Temporal que chegou na região sul de Mato Grosso do Sul por volta da 1h30 desta quarta-feira (19) espalhou o caos com a força do vento em Juti, a 320 km de Campo Grande. Por ali, conforme levantou o Campo Grande News, o vento fez desabar a cobertura de um posto e deixou 50% da cidade sem energia elétrica.

O temporal era previsto. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu quatro diferentes alertas para Mato Grosso do Sul. Um deles discorre sobre ventos que podem atingir até 60 km/h e ainda está vigente até às 23h de hoje.

Secretário de Assistência Social da cidade de cerca de 6 mil habitantes, Alexandro de Souza contou que o vento “assustou”, pois a tempestade “foi uma das graves já vistas na região”. Ele disse que mais de 80 casas estão sem o telhado, que foi levado pelo vendaval. O número, apontou ele, pode chegar a 100.

Alexandro disse que a prefeitura já distribuiu lonas e telhas e que as residências “já estão sendo cobertas”. Equipes da Defesa Civil auxiliam nas buscas de destroços na rua e servidores da prefeitura realizam a limpeza.

“Aqui foi bem forte, teve destruição, destelhamento de casas, muro que caiu, queda de árvore, muitas árvores, bem grandes mesmo”, contou ele.

Além da queda da rede elétrica, que atinge 50% das casas, ele contou que o sinal de internet também ficou prejudicado. A reportagem entrou em contato com a Energisa, concessionária responsável pela rede, e aguarda resposta.

“O estrago foi pior abaixo da Avenida Sérgio Michel, uma região que sempre tem mais estragos por questões socioeconômicas”, comentou Alexandro.

Imagem registrada ainda na madrugada mostra estrago em posto (Foto: Dourados News)
Imagem registrada ainda na madrugada mostra estrago em posto (Foto: Dourados News)

Estado de calamidade – O secretário diz que a prefeitura já editou decreto de estado de calamidade pública e que a Defesa Civil ainda realiza levantamento dos estragos causados pelo temporal. Até o momento, conforme relatou, não há feridos.

“Não teve vítima, mas foi um susto”, comentou ele.

Chuva e frio - Chove nesta quarta-feira (19) em boa parte das regiões Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Imagens de satélite do aplicativo RadarClima mostram o tempo chuvoso ao longo da faixa de fronteira com o Paraguai de Mundo Novo até Porto Murtinho. Em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, a chuva fraca cai deste a noite de ontem. A temperatura já diminuiu nesta manhã e atingia 14 graus por volta de 11h.

Nos siga no Google Notícias