Entre Capital e interior, 813 casas ainda esperam energia voltar em MS
Energisa diz atuar com equipes em Campo Grande, Aquidauana e Anástácio. Área rural sofre pelo dificíl acesso das equipes
Três dias depois do temporal que devastou residências em Campo Grande e no interior na noite de sábado (15), 813 residências e seus moradores ainda esperam que a energia elétrica seja restaurada. A informação é da Energisa – concessionária responsável pelo serviço – que atua com equipes espalhadas na Capital, em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, e na vizinha Anastácio.
A empresa diz que em Campo Grande 200 casas ainda precisam do serviço restabelecido na Vila Nasser e Mata do Segredo. “Equipes da concessionária estão no local executando os reparos para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível”, diz a nota.
Em Aquidauana e Anastácio, as consequências do vendaval que virou o clima de cabeça para baixo no final de semana foram muito piores. Só em no perímetro urbano de Aquidauana 417 casas foram danificadas pelo temporal, principalmente peça força do vento, e cinco acabaram completamente destruídas.
A prefeitura disse fornecer auxílio social com abrigo, lonas e cestas básicas. Na cidade, os bairros mais atingidos foram Jardim Aeroporto, Conjunto Arara azul, Vila Pinheiro, Nova Aquidauana, Serraria, Alto e São Francisco. Segundo a Energisa, 2,8 mil casas precisaram de reparos por terem a energia cortada pelos estragos.
Nesta terça, 300 ainda precisam que a luz volte, conforme a empresa, todas no Bairro Nova Aquidauana. Além disso, há, ainda, 213 residências na área rural. A Energisa pontuou em nota que “devido à dificuldade de acesso” esses locais terão a energia restabelecida “nas próximas horas”. Em Anastácio, 100 residências ainda aguardam o conserto da rede.
A prefeitura de Aquidauana divulgou número para que famílias atingidas pelos estragos acionem. É um telefone para plantão social: (67) 98471-4297. A secretaria paroquial, ligada à Igreja Católica, também está recebendo doações para ajudar as famílias, pelo telefone (67) 3241-3086.
Mais chuva por aí – Conforme pontuou o site O Pantaneiro, há previsão de mais temporal para esta terça na região de Aquidauana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu alerta para risco de tempestade, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 100 milímetros ao dia, forte vendaval e queda de granizo.