Com 417 casas danificadas, Aquidauana decreta situação de emergência
Temporal com chuvas intensas na noite de sábado (15) também derrubou árvores, muros e deixou vários bairros no escuro
A Prefeitura de Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande, vai decretar ainda nesta segunda-feira (17) situação de emergência. Temporal de 15 minutos com ventos de 100 km/h e chuvas intensas na noite de sábado (15) danificou 417 casas. A queda de árvores sobre fiação elétrica, fechou ruas, rodovias estaduais e deixou vários bairros no escuro.
Com base nos atendimentos já realizados desde a noite de sábado, a Prefeitura vai solicitar oficialmente à Defesa Civil Estadual apoio para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e decretar situação de emergência para ajudar na recomposição dos danos.
Das 417 casas danificadas, cinco foram completamente destruídas e as famílias perderam tudo. Elas estão sendo assistidas com lonas, cestas básicas e auxílio na mudança. A prefeitura, segundo nota encaminhada pela assessoria de imprensa, está providenciando o aluguel social e alojamento. Há famílias que também optaram em ficar na casa de parentes.
Os bairros mais atingidos pelo vendaval foram: Jardim Aeroporto, Conjunto Arara azul, Vila Pinheiro, Nova Aquidauana, Serraria, Alto e São Francisco. Segundo a Energisa, 2,8 mil clientes ainda permaneciam sem energia nesta manhã.
Também foram destelhados prédio públicos como o CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil) da Vila São Pedro, CMEI da Vila Pinheiro, CMEI José Lopes, ESF (Estratégia Saúde da Família) da Vila Santa Terezinha, ESF do Bairro Nova Aquidauana, ESF da Vila Pinheiro. As chuvas devem continuar nesta segunda-feira (17) no município, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão é de tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.