Chuva ininterrupta alaga ruas e faz córrego chegar a nível máximo
Há alerta de tempestade e vendadal para o município e outras cidades, principalmente do sul do Estado
Com alerta de tempestade e vendaval, chove desde as 15h de ontem (19) em Porto Murtinho, distante 431 quilômetros de Campo Grande. O Corpo de Bombeiros recebeu chamado e monitora o dique (muro de contenção) no Rio Paraguai.
Segundo o sargento Adeildo Santana da Silva, o a Corporação foi acionada por um morador nesta manhã para verificar a situação do dique. A equipe foi até o local e não constatou nenhuma irregularidade.
“Mas estamos monitorando”, explicou o sargento. O Corpo de Bombeiros acredita que de ontem para hoje já tenha chovido 100 mm (milímetros) no município.
Em novembro do ano passado, foi decretado até situação de emergência em Porto Murtinho, depois que parte da estrutura do aterro de contenção às margens do Rio Paraguai desabou. Durante este período houve monitoramento “diário” da situação.
Segundo o radialista da cidade Edcarlos de Oliveira, obra em andamento na cidade fechou vias por onde a água escoa, fazendo com o que o córrego, conhecido como Valetão, encha ainda mais rápido quando chove. Veja vídeo gravado hoje pela manhã:
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de vendaval para todas as cidades de Mato Grosso do Sul com vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Também há aviso de temporal para 50 dos 79 municípios com chuva de até 100 milímetros por dia e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. O aviso termina às 22h59 de amanhã.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), áreas de instabilidades continuarão a atuar sobre Mato Grosso do Sul para os próximos dias. A previsão é de céu nublado em todas as regiões com chuva apenas para as regiões pantaneira (Corumbá), sudoeste e sul (Dourados, Ponta Porã, Nioaque, Jardim, Caarapó).