Obra para reforço de dique em Porto Murtinho vai custar R$ 1,6 milhão
Contratação de empresa foi feita de forma emergencial, para obra em período de 180 dias
O governo estadual publicou hoje (06) a contratação da empresa Engenharia e Comércio Bandeirantes para fazer a obra de recuperação e reforço do dique de Porto Murtinho, cidade que fica a 440 km de Campo Grande. O projeto vai custar R$ 1,6 milhão. Uma parte da barragem do Rio Paraguai havia rompido em outubro do ano passado, deixando a estrutura (dique) estável.
A contratação foi feita em caráter emergencial, sem realização de licitação. A empresa terá 180 dias, a partir da ordem de serviço, para concluir a primeira etapa da obra. Antes, o governo estadual realizou um projeto técnico sobre o reforço da estrutura.
Em novembro do ano passado, foi decretado até situação de emergência em Porto Murtinho, depois que a estrutura do aterro de contenção às margens do Rio Paraguai. Durante este período houve monitoramento “diário” da situação do dique da cidade.
A última obra de reforço do dique foi feita em 2011, por esta razão a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) informou que era preciso fazer novos reparos e recuperação, com projeto técnico de engenharia, para definir a melhor alternativa de recuperação.
Na época, a Agesul explicou que o rompimento das estruturas de concreto foram provocados pela força da água em trecho crítico devido à quantidade de embarcações. Os pilares romperam em uma curva, próximo a área de captação da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).