Ministério confirma envio de 30 mil doses de vacina contra a gripe a MS
O Ministério da Saúde confirmou o envio de 30 mil doses da vacina contra a gripe para Mato Grosso do Sul. O órgão contabiliza 121 mortes pela doença no País, sendo oito no Estado. No entanto, o número está desatualizado, já que a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 14 óbitos por gripe em MS e seis só na Capital.
O pedido de reforço foi feito na quarta-feira pelo secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, ao ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele pediu o reforço na imunização após o número de mortes triplicar na cidade em uma semana e dobrar no Estado.
“Em todo o país, mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a influenza neste ano, o que representa uma cobertura de 84%. Com isso, a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde foi superada”, destaca o ministério, em nota sobre o envio da vacina.
“Até o momento, 484.621 pessoas foram vacinadas no estado, de uma população alvo de 574.997, o que corresponde uma cobertura vacinal de 84,3%. No município de Campo Grande, 139.002 foram vacinadas, totalizando 84,36% das 164.768 que fazem parte do grupo prioritário”, destaca.
A assessoria informa que continua sendo prioridade a vacinação do público alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde já informou que as doses serão destinadas para outras pessoas.
O número de mortes no Estado é o maior desde 2009, quando a doença matou 27 pessoas no Estado.
No País, só neste ano, a gripe já matou 121 pessoas.