Papa nomeia polonês para ser 4º bispo na Capital e titular em Três Lagoas
O papa Francisco nomeou o frei Janusz Marian Daneck, nascido na Polônia, para ser o quarto bispo de Campo Grande e um novo bispo para Três Lagoas. A arquidiocese da Capital já tem o bispo emérito dom Vitório, o bispo Dom Dimas Lara Barbosa e o bispo auxiliar dom Eduardo Pinheiro Silva.
Conforme a assessoria de imprensa da diocese, a expectativa é que o novo bispo auxiliar comece os trabalhos dentro de dois meses.
Dom Dimas solicitou mais um auxiliar ao Vaticano para atuar nas atividades e ampliar o processo de evangelização. Dom Dimas e dom Eduardo ocupam cargos de projeção na cúpula da Igreja Católica, o que exige constantes viagens.
O frei Janusz Danecki, que pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais, chegou ao Brasil em 1985. Ele tem 64 anos e, atualmente, é pároco em Tefé, município do Amazonas.
Três Lagoas – O papa nomeou o padre Luiz Gonçalves Knupp, 47 anos, como bispo de Três Lagoas. Ele é pároco em Marialva, no Paraná. A cerimônia de ordenação episcopal deve ocorrer no mês de abril. Na sequência, tomará posse.
A diocese abrange as cidades de Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia. O antecessor morreu em abril de 2014.