Preso com 93 kg de cocaína em abril, vereador é solto
Após ser alvo de duas operações da Polícia Federal contra tráfico de drogas, sendo detido em uma com 93 quilos de cocaína, o vereador de Ponta Porã, Joanir Subtil Viana (PMDB), 42 anos, foi libertado esta semana por determinação de um juiz da 1ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
Na segunda-feira, o desembargador João Batista da Costa Marques, concedeu o habeas corpus ao vereador, acusado de tráfico de drogas e formação de quadrilha. O parlamentar estava preso desde abril do ano passado na Penitenciária Harry Amorin Costa, em Dourados, a 220 quilômetros de Campo Grande.
O pedido de liberdade chegou a ser negado pela desembargadora Marilza Lúcia Fortes, que estava de férias e foi substituída por Costa Marques. Agora, o caso será julgado pela 1ª Turma Criminal.
O parlamentar é acusado de ser um dos líderes do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai e ser representante do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-mar, preso no presídio federal da Capital.
O caso