Primeiro caso de gripe H1N1 é confirmado em Mato Grosso do Sul
Foi confirmado nesta quinta-feira (16) o primeiro caso de Influenza A H1N1, a gripe suína, em Mato Grosso do Sul em 2013. O caso foi registrado em Campo Grande.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 56 casos da gripe foram notificados no Estado até o último sábado (11).
Na Capital foram 39 casos, em Três Lagoas 10, em Naviraí e Nova Andradina foram duas notificações em cada cidade, enquanto Fátima do Sul, Dois Irmãos do Buriti e Dourados tiveram uma cada.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) prorrogou para até esta sexta-feira (17) a data para a vacinação contra a gripe, que demora três semanas para fazer efeito.
A prorrogação foi em decorrência de não ter atingido a meta de 80% do público alvo (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, gestantes e puérperas - pós-parto e indígenas).
Até a sexta passada (10) foram alcançados 71,22% da meta estipulada, com 93.561 pessoas vacinadas. Os grupos formados por gestantes e crianças foram os que menos atingiram a meta.