UFMS suspende sete cursos superiores em três campus do Estado
Outros dois cursos, que também correram risco de suspensão, serão mantidos durante o ano de 2019
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) suspendeu a inscrição de novos alunos em sete cursos superiores oferecidos em três campus do Estado. A decisão, que já vale para o ano de 2019, foi tomada na tarde desta quinta-feira (20), durante reunião do Conselho Universitário, realizada no Centro de Formação de Professores da instituição, em Campo Grande.
De acordo a instituição, a suspensão não significa que os cursos serão fechados. "Não é fechamento, é uma uma parada para reflexão, para saber por onde podemos seguir", afirmou a vice-reitora Camila Ítavo, durante a reunião.
Entre os cursos suspensos estão: Gestão Financeira (Tecnológico), no campus de Nova Andradina; Licenciatura em Letras (Habilitação em Português e Literatura), no campus de Aquidauana; Bacharelado em Turismo em Aquidauana; e os cursos tecnológicos de Eletrotécnica Industrial, Construção de Edifícios e Saneamento Ambiental, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, na Capital.
Também chegou a ser prevista a suspensão dos cursos de Ciências da Computação, do Campus de Ponta Porã, e Letras (Literatura), no campus de Três Lagoas, mas o Conselho Universitário seguiu a decisão do Conselho de Graduação e manteve o ingresso de alunos no ano de 2019.
A decisão foi comemorada por estudantes e professores que vieram da fronteira com o Paraguai para acompanhar a reunião na Capital. "Vencemos", comemorou o presidente do Diretório Acadêmico da UFMS de Ponta Porã, Fernando Akiito.