O futuro do seu negócio pós Covid-19
Juntamente com a grave crise humanitária e de saúde causada pela pandemia do coronavírus, os executivos de todo o mundo enfrentam enormes desafios: o colapso da demanda dos clientes, modificações regulatórias (governo federal, estadual e municipal) significativas, interrupções na cadeia de suprimentos, desemprego, recessão econômica e o aumento da incerteza. E agora? As empresas precisam estabelecer os pilares para recuperarem o crescimento.
O renomado professor em administração Henry Mintzberg definiu a estratégia como 5 Ps: plano, estratégia, padrão, posição e perspectiva. Segue nas próximas linhas a adaptação dessa estrutura para propor um novo 5 Ps: posição, plano, perspectiva, projetos e preparação. As perguntas a seguir podem clarear sua mente e ajudar você a tomar melhores decisões enquanto trabalha para se recuperar da crise.
Onde seu business pode chegar -- durante e após a pandemia?
Para tomar decisões estratégicas inteligentes, você deve entender a posição do seu negócio em seu ambiente/segmento. Quem é você no seu mercado, qual papel desempenha no seu ecossistema e quem são seus principais concorrentes? E o principal é você entender também para onde está indo. Você pode encerrar suas operações e reabrir sem alterações após a pandemia? Você pode recuperar o espaço perdido? Você vai à falência ou pode emergir como um líder de mercado?
O fato é que nesse momento ouvimos falar de muitas empresas que estão questionando sua sobrevivência pós-pandemia. Também ouvimos falar de empresas acelerando seu crescimento porque suas propostas de valor estão em alta demanda; pense em todos os tipos de produtos para seu escritório em casa, ferramentas de comunicação e colaboração com acesso à internet e serviços de entrega em domicílio, etc. Procure tomar medidas agora, para mapear sua provável posição quando a pandemia começar a diminuir gradativamente.
Qual é o seu plano para se recuperar?
Um plano é uma linha de ação que indica o caminho para a posição que você deseja alcançar. Ele deve explicar o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos amanhã e no contexto atual, a questão é o que você deve fazer para superar a crise e voltar aos negócios quando ela terminar. Reuna sua equipe e comece a formular esse plano.
A falta de um plano só agrava a desorientação em uma situação já confusa, ao iniciar a criação das etapas que você pretende seguir, procure pensar de maneira ampla e profunda, com a visão de longo prazo.
O que muda na identidade e cultura do seu business?
Perspectiva: a maneira como um negócio vê o mundo e a si mesmo. Se analisarmos algumas probabilidades, uma é certa, a sua cultura e identidade com certeza serão influenciadas pela pandemia. A consequência? É que a crise pode tanto unir as pessoas e criar um espírito coletivo entre todos, mas também pode separar as pessoas criando desconfiança, fazendo com que os colaboradores não pensem de forma colaborativa mas sim individualista cuidando predominantemente de si mesmos. Como isso abala culturalmente seu negócio? Existe o minimo de preparo para lidar com essa crise? A situação atual unirá seus funcionários ou os separará? Eles verão a empresa de maneira diferente quando isso acabar? Suas respostas para essas perguntas irá direcionar melhor o que você pode alcançar quando a pandemia terminar.
Quais são os novos objetivos -- imediatos -- necessários?
As respostas devem indicar um conjunto de ações para resolver os problemas relacionados ao Covid-19. O maior desafio é priorizar e coordenar iniciativas que irão proteger a empresa no futuro. Mas tenha cuidado ao iniciar muitas ações que dependem dos mesmos recursos e que podem estar em tópicos diferentes, pois com muitas "novas" iniciativas você pode acabar em uma guerra interna por recursos que podem acabar atrasando ou inviabilizando sua resposta estratégica.
Você está preparado para executar seus planos e projetos?
Por fim, você precisa avaliar se a sua empresa está preparada. Você está pronto e é capaz de realizar os projetos descritos? Essa análise é importante, principalmente se grande parte dos seus colaboradores migraram para o home office, pois existem grandes diferenças de preparação nos níveis individuais, de equipe, setores etc. Os recursos disponíveis, juntamente com a agilidade e a qualidade dos processos de tomada de decisão, variam muito, e essas diferenças determinam quem alcançará e quem ficará aquém do sucesso.
Seus clientes lembrarão de como você reagiu durante a crise. Aumentar os preços durante uma escassez, por exemplo, pode ter um efeito significativo no relacionamento com os eles no futuro.
O fato é que o coronavírus teve impactos sem precedentes no mundo e -- provavelmente -- o pior ainda está por vir. As empresas devem agir hoje -- agora -- se quiserem se recuperar no futuro. Meu desejo? Que você e o seu negócio se tornem mais resilientes nesse processo.