O maior erro que você pode cometer contra sua imagem
O que você posta tem que ser muito bem pensado, e traz informações sobre a sua personalidade e seus valores
A vida real e a vida virtual estão interligadas, quer você queira quer não, e um dos maiores erros que você pode cometer contra a sua imagem é achar que redes sociais são uma brincadeira, uma fantasia, e que o que você faz ali não interfere na sua vida pessoal. Não existe outro eu, uma pessoa na vida real e outra no Instagram/Facebook/TikTok/WhatsApp. É tudo um pacote só, e tudo faz parte da sua imagem pessoal.
Cada post, comentário, compartilhamento e até uma curtida – que pode parecer inofensiva – diz respeito ao que você pensa, reflete seus valores e sua personalidade. Mesmo que seu perfil seja fechado, é possível obter informações sobre você através de marcações em outros perfis. Tudo que é postado nas redes sociais equivale a um travesseiro de penas que você sacode do alto de um prédio. Não tem como juntas as penas depois e nem saber onde elas vão parar, quem vai ter acesso aquilo. Os prints estão aí para comprovar isso.
Um áudio nervoso que você manda pelo WhatsApp pode dar uma baita dor de cabeça, uma curtida num post preconceituoso significa que você está concordando com aquele conteúdo, uma postura inadequada num dia de bebedeira pode ser um tiro no pé.
Se você gosta de compartilhar fotos e vídeos de momentos íntimos, de festas, memes, tenha um perfil pessoal fechado. Evite compartilhar muita coisa da sua vida pessoal no perfil da sua empresa ou em um perfil aberto. Claro que sua imagem pessoal também diz respeito aos seus momentos fora do trabalho, mas se é um perfil profissional, publique com moderação. Pense cuidadosamente antes se aquele conteúdo vai agregar positivamente no seu trabalho ou se pode passar uma impressão ruim ao seu respeito.
Isso sem falar que as redes sociais estão sendo mais analisadas que currículo no momento de contratação. As empresas verificam sim todo e qualquer perfil em rede social para avaliar questões comportamentais, se aquele candidato está alinhado com a política e a cultura da empresa.
Anote para não se esquecer: o ser perfil nas redes sociais faz parte do seu cartão de visitas e conta uma história a seu respeito. Pense com carinho em tudo que está compartilhado ali.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.