ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Com participação voluntária, inscrições do Encceja começam este mês

Exame testa jovens e adultos que não concluíram ensino na idade certa para certificação

Por Kamila Alcântara | 03/04/2025 09:05
Com participação voluntária, inscrições do Encceja começam este mês
Com a prova do Encceja, aluna assina certificado de conclusão dos estudos (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, começam no dia 21 de abril. A participação é voluntária e gratuita.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As inscrições para o Encceja 2023 começam em 21 de abril. O exame, organizado pelo Inep, é gratuito e voluntário, destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. As provas avaliam conhecimentos adquiridos dentro e fora da escola. Inscrições devem ser feitas no site oficial do Encceja para evitar golpes. Quem faltou na edição anterior sem justificativa paga R$ 40. O pagamento deve ser feito apenas pelo sistema oficial. Tentativas de cobrança fora desses critérios são fraudulentas.

Organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Encceja serve para testar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade certa e certificar esses candidtos. Este exame é gratuito para quem não faltou a alguma edição anterior, ou para quem faltou, mas conseguiu justificar a ausência.

Para evitar golpes, o Ministério da Educação orienta que os candidatos realizem a inscrição exclusivamente pelo site oficial do Sistema Encceja.

Apenas os participantes que não justificaram a ausência na edição anterior ou tiveram a justificativa recusada deverão pagar uma taxa de R$ 40 ao Inep. O boleto para o pagamento deve ser gerado apenas pelo Sistema Encceja.

Qualquer tentativa de cobrança que não siga esses critérios é fraudulenta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias