ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

UEMS oferece vagas em 38 cursos com análise de histórico escolar do ensino médio

Inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2025

Por Mylena Fraiha | 10/12/2024 16:47
UEMS oferece vagas em 38 cursos com análise de histórico escolar do ensino médio
Fachada da UEMS, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Permanente 2025, que disponibilizará 708 vagas em 38 cursos de bacharelado e licenciatura, distribuídos em 12 câmpus pelo estado. O curso de Medicina não está entre as opções oferecidas.

As vagas estão disponíveis nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Em Campo Grande, os cursos disponíveis são: Geografia - Bacharelado (noturno), com 16 vagas; Geografia - Licenciatura (noturno), com 16 vagas; Letras - Bacharelado (vespertino e noturno), com 20 vagas; Letras - Licenciatura com Habilitação em português, espanhol e suas Literaturas (noturno), com 20 vagas; Pedagogia - Licenciatura (noturno), com 26 vagas; Teatro - Licenciatura (vespertino), com 14 vagas; e Turismo - Bacharelado (matutino), com 20 vagas.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição Digital, informando a maior nota obtida em língua portuguesa no ensino médio, com base no histórico escolar, ou a nota equivalente de Linguagens e Códigos obtida no ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As inscrições estarão disponíveis no portal da UEMS, por meio deste link, e deverão ser realizadas até as 23h59 (Horário de MS), do dia 15 de janeiro de 2025.

Vagas - O Processo Seletivo Permanente 2025 prevê que as vagas sejam distribuídas entre diferentes sistemas de ingresso: ampla concorrência, reserva de vagas.

Para a reserva, serão destinadas 20% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 10% para indígenas que também tenham estudado exclusivamente em escolas públicas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos e 5% para pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento.

Neste edital, consta que 50% das vagas serão preenchidas por este processo seletivo, enquanto a outra metade será destinada ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições para o SiSU estão previstas para ocorrer entre 17 e 21 de janeiro de 2025, conforme o cronograma do Ministério da Educação.

A convocação para matrícula será divulgada a partir de fevereiro de 2025. O edital completo do processo seletivo pode ser acessado neste link.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias