UEMS divulga 2ª chamada para vagas de refugiados, migrantes e apátridas
Selecionados devem fazer matrícula para vagas remanescentes nos cursos presenciais de 06 a 11 de dezembro
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) divulgou ontem (6) a lista dos candidatos classificados na segunda chamada do processo seletivo para refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas.
Os selecionados devem realizar a matrícula para o preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais entre os dias 06 e 11 de dezembro de 2024 (de segunda a sexta-feira).
Para efetuar a matrícula, os candidatos classificados precisam apresentar os documentos, tanto em cópia quanto em original para autenticação pelo servidor responsável. Entre os documentos solicitados estão o histórico escolar do Ensino Médio ou outro documento que comprove a nota utilizada para inscrição, nas disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Também é solicitado o comprovante de conclusão do Ensino Médio no Brasil ou declaração de processo de equivalência de estudos realizados no exterior, emitida pelo órgão competente. Caso o candidato não tenha o Ensino Médio reconhecido no Brasil, será necessário assinar um Termo de Compromisso e comprovar a equivalência até seis meses após a matrícula.
O edital também pede um documento que comprove a situação migratória ou de refúgio: para refugiados, é necessária a documentação expedida pelo CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados).
Para pessoas em processo de solicitação de refúgio, é preciso levar o protocolo de solicitação de refúgio expedido pela Polícia Federal. Para os migrantes de acolhida humanitária, é necessário apresentar a Carteira de Registro Nacional Migratório ou o DPRNM (Documento Provisório de Registro Nacional Migratório).
Já os migrantes que não se enquadram na situação de Acolhida Humanitária devem apresentar a Carteira de Registro Nacional Migratório ou DPRNM, juntamente com a Autodeclaração de Situação em Vulnerabilidade (Anexo IV).
Além disso, os candidatos selecionados devem apresentar documento de identidade com foto (exemplo: RNE, RG, Carteira de Trabalho, Passaporte), o Registro Civil de Nascimento ou Casamento, uma foto 3x4 e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Mais detalhes sobre a matrícula podem ser encontrados no edital, disponível por meio deste link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.