A Teoria da Avó, sem ela não haveria humanidade
Segundo um provérbio africano, para educar uma criança há necessidade de uma tribo inteira. Todavia, cada vez mais, vemos famílias que têm menos contato com os avós, com familiares em geral. A evolução mostra que a família, e, em especial, os avós, são elementos essenciais para a tribo, para o grupo humano.
Os períodos de infertilidade.
Nossa espécie é única e paradoxal. Temos um grande período reprodutivo, mas temos um período infértil também muito longo. Estamos falando de um longo período de infância e, logo a seguir, outro do início da juventude. E, depois, de muito tempo de infertilidade na velhice. Nem mesmo os chimpanzés levam tanto tempo de infertilidade. É uma característica única dos humanos
O cérebro cresce fora do ventre.
Esses períodos de infertilidade nos tornam vulneráveis por muito tempo. Só superamos porque a educação e a criação deixou de ser uma tarefa exclusiva dos pais, os avós passaram a cumprir tarefas essenciais, assim como a tribo. Introduzimos etapas na vida em e que podemos continuar imaturos. Isso possibilita que nosso cérebro siga crescendo fora do ventre da mãe a um ritmo fetal. Nas demais espécies, o tempo de crescimento cerebral é o passado no ventre da mãe ou no ovo.
Cabeção.
Só temos esse grande tamanho cerebral devido ao tempo de crescimento cerebral fora do ventre. Mas este fator essencial para os humanos, exige um ambiente protegido e, depois dos pais, quem protege as crianças são, em primeiro lugar, os avós. E, em seguida, as pessoas com as quais não temos vínculo familiar: os professores.
A Teoria da Avó.
Falamos em avós, pois percentualmente, os avôs morrem mais cedo. Estrategicamente, para nossa espécie, foi, e é, fundamental contar com uma parte da população que não está dedicada diretamente à reprodução, mas foi essencial para levar adiante as crianças. Quer dizer, durante a menopausa, esse longo período de vida das mulheres, não deve ser vista apenas como um período de deterioração.
Avós são parte do êxito humano.
Em verdade, para a evolução, o tempo dos avós, é um fator decisivo de êxito para os humanos. Um longo período que ainda contam com razoáveis condições físicas e mentais, além de um grande reservatório de conhecimentos de cuidados infantis, que investem sua generosidade e esforço, boa parte de suas vidas, para que as crianças saiam bem logo adiante.