ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Campo Grande foi o quintal de despejo de bandidos de S.Paulo

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/08/2022 08:42
Campo Grande foi o quintal de despejo de bandidos de S.Paulo

Era 1.926. A polícia paulista embarcava nos trens da Noroeste seus marginais mais perigosos. Seriam atirados nas ruas de Campo Grande. Consideravam nosso Estado o quintal de despejo de S.Paulo. Todos os dias aparecia gente morta nas ruas. Eram assaltados pelos bandidos que aqui aportavam. A polícia local era impotente.


Campo Grande foi o quintal de despejo de bandidos de S.Paulo

Dr.Quirino, precursor do esquadrão da morte.

É nessa época que um juiz, chamado Dr. Quirino é nomeado chefe de polícia. Escolheu homens com coragem e disposição para enfrentar os bandidos paulistas. Conseguiu bons armamentos. Raros foram os bandidos aprisionados. A ordem era simplesmente matar aqueles que não se submetessem. Em pouco tempo, Campo Grande ficou "limpa", adquiriu fama de ter um clima inóspito para a bandidagem. Fugiam daqui ainda que fosse a pé. Métodos errados, resultados satisfatórios.


Campo Grande foi o quintal de despejo de bandidos de S.Paulo

Baixinho, gordinho, cabeça chata.

António Quirino de Araújo fora juiz em Corumbá, onde se casou por volta de 1.915. Era descrito como baixinho, gordinho, cabeça chata - era nordestino-  e sangue fervente. De trato afável, mas explosivo. Explodia por qualquer coisa. Teria pouco saber jurídico mas muita energia. Quando juiz, um advogado que tinha o dobro de seu tamanho criticou-lhe uma sentença. Quirino encontrou-o e cuspiu-lhe na cara. Era outro tempo e outros métodos policiais. Não havia falsos justiceiros. Ou não.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias