Cara de Ozempic, rosto de corredor: a beleza facial murcha
A “cara B” da popularização dos medicamentos para emagrecer e as maratonas produzem uma mudança brusca na fisionomia e, em alguns sentidos, um rosto envelhecido. A cara é o espelho da alma, dizem. Também dizem que à partir dos 40 cada um terá a cara que merece. O certo é que começam a abundar caras que tem a ver mais com o bolso que com o espírito, ou cuja musculatura caiu por obra e graça do impacto que exerce sobre os rostos esse esporte com boa fama que é correr. É de estarrecer, mas, surgem agora, os primeiros estudos mostrando que o uso dos medicamentos para emagrecer e as corridas mais longas podem somar até 10 anos na cara. Envelhecimento facial gigantesco!
Saúde ótima, cara velha.
Os que correm muito e os que tomam medicamentos para emagrecer veem desaparecer os pacotes de gordura que dão equilíbrio e volume a sua cara. São aquelas pessoas que, depois de uma temporada sem vê-los, diríamos que estão enfermos. Apenas aparência, em verdade, podem estar com ótima saúde.
A ciência do envelhecimento facial.
O primeiro estudo sobre a “Ozempic face” e a “Runner face” foi realizado pelo mais famoso dermatologista do mundo, o britânico Paul Jarrod Frank. Descreveu em um artigo cientifico que a pele do rosto perde a capacidade de retrair-se e voltar ao lugar original pois reduzem os níveis de elastina e colágeno, dois componentes chaves na estrutura do rosto.
A gordura do rosto não volta ao lugar.
O segundo estudo foi feito pelo norte-americano Dennis Gross, um dermatologista de N.York. Afirma que ainda que recuperem a gordura facial ela não voltará a colocar-se no lugar original. Resume dizendo que a recuperação da cara de Ozempic ou da runner face “é um dos desafios mais difíceis para a dermo-cosmética”.
Hidratação e proteção solar.
Com a chamada runner face existe alguma polêmica. Alguns médicos dizem que o problema não reside apenas em correr, mas que a escassa hidratação e a falta de proteção solar formam o conjunto da má estética facial. Acrescentam ainda que a runner face produz a flacidez. Seja como for, o resultado, não se pode esquecer é envelhecer 10 anos.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.