ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Chove dinheiro para os fabricantes de vacinas ocidentais

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/08/2021 06:50
Chove dinheiro para os fabricantes de vacinas ocidentais

Era esperado. Enquanto o Brasil se absteve de produzir suas vacinas, europeus e norte-americanos correram para salvar vidas e faturar alto. Chove dinheiro para as empresas farmacêuticas. Os laboratórios mais rápidos nas pesquisas e na capacidade de produção, começam a colher os frutos. Cinco fabricantes receberam nada menos de 23 bilhões de euros no primeiro semestre graças a seus produtos de imunização. Pfizer, BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson e AstraZeneca, são as cinco empresas ocidentais que estão tendo ótimos resultados financeiros.


Chove dinheiro para os fabricantes de vacinas ocidentais

BioNtech faturou incríveis 10.000% a mais.

A última empresa a apresentar sua contabilidade financeira foi a alemã BioNTech. Disparou seu faturamento em 10.495% a mais do que vinha recebendo antes da pandemia. Sua vacina de RNA saiu de perdas de 142 milhões de euros no ano passado - época das pesquisas - para ganhos de quase 4 bilhões de euros neste ano.


Chove dinheiro para os fabricantes de vacinas ocidentais

Quase 10 bilhões para a Pfizer.

Sua sócia norte-americana, a Pfizer, recebeu 9,7 bilhões de euros até junho deste ano. As vendas da vacina correspondem a 34% do valor global de vendas dessa empresa de N.York. Com esse aumento expressivo, a Pfizer se converteu na maior empresa mundial de produtos farmacêuticos, ultrapassando as suíças Novartis e Roche.


Chove dinheiro para os fabricantes de vacinas ocidentais

Menos relevante para AstraZeneca e Jonhson & Johnson.

As últimas vacinas a ter um bom desempenho na produção ou em chegar ao mercado, geraram menos ingressos. A AstraZeneca faturou um pouco menos de um bilhão de euros. Corresponde a tão somente 7,5% de seu total de faturamento. Todavia, essa companhia inglesa havia se comprometido a produzir uma vacina contra a covid apenas a preço de custo, sem ganhos expressivos. Já a Johnson & Johnson, a última a colocar seu produto no mercado, recebeu apenas 224 milhões de euros. Com problemas na produção, sua admirável versão monodose, promete crescer muito no próximo ano.


Chove dinheiro para os fabricantes de vacinas ocidentais

Mais de 5 bilhões de euros para a Moderna.

A outra versão de vacina de RNA, criada pela empresa norte-americana Moderna, acompanhou a Pfizer BioNTech em ganhos. Até junho, recebeu 5.321 milhões de euros. Só não faturou muito mais porque sua capacidade de produção é muito limitada.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias