História não contada: os negros que fundaram Campo Grande
Em 1.872, José Antônio Pereira acompanhado de dois filhos e alguns ex-escravos saem de Monte Alegre, Minas Gerais. Atravessam o rio Paranaíba, penetram o sul do nosso Estado e acampam nas terras da Serra de Maracaju. José António Pereira encontra, nesta região, um homem vindo de Poconé, no vizinho Mato Grosso, seu nome é João Nepomiceno. Também encontra algumas famílias que vieram de Camapuã, vivendo ao longo do que denominamos córrego Prosa. A atenção de José Pereira é voltada para a fertilidade dessas terras, a amenidade do clima, boas pastagens e muita água. José António Pereira resolve não prosseguir viagem e iniciar uma roça a exemplo dos demais posseiros desse grande campo, desse Campo Grande.
Quem eram os negros que vieram com José Pereira?
Essa é a primeira parte da história oficial de Campo Grande. Oficial, mas não completa. Sabemos quem são os brancos, as fazendas que fundaram, as mazelas que enfrentaram para aqui chegar......há uma certa dose de heroísmo e de aventura, reais, verdadeiros, mas não há nem sombra de conhecimento, nenhuma informação, de quem eram os negros libertos que vieram com José Pereira.
Outros negros viviam no Bairro São Francisco.
Em agosto de 1.875, retorna José Antônio Pereira a Campo Grande. Após algum tempo em Minas Gerais, vem com onze carroças, sementes, mudas, inclusive cana-de-açúcar e café. Durante a ausência de José Pereira, chega aqui outro mineiro, Manuel Vieira de Souza, e alguns escravos ou ex-escravos, não se sabe ao certo. Também nada sabemos desse segundo grupo de negros. E tem mais. Já existia uma comunidade negra em Campo Grande. Vivia na região que era chamada de "Cascudo", atual bairro São Francisco. Nada mais sabemos desse terceiro grupo de negros, nem mesmo quantas pessoas viviam nessa região. José Pereira, não só sistematizou a ocupação das terras desse Grande Campo, como dirigiu e orientou as demarcações das posses, conseguindo harmonizar os interesses dos primeiros moradores. Foi, na prática, o primeiro "prefeito" do Campo Grande.