O Brasil está na lista das piores estradas do mundo
Os buracos, a má sinalização e a escassez de quilômetros pavimentados são os principais problemas das redes viárias. Isto é o que determina a posição de cada país no recém publicado informe do Fórum Econômico Mundial sobre a qualidade das estradas. Na classificação mais recente, que corresponde ao ano 2018, o estudo ordena de melhor a pior as infraestruturas de 137 nações de todo o mundo. Nas melhores posições, estão dois países especialmente ricos: Emirados Árabes Unidos e Singapura. A rede de estradas recebem nesses dois países a qualificação de 6,4 e 6,3 pontos, respectivamente, em um máximo de 7 pontos.
Na parte inferior da lista, entre os países com piores estradas, chama a atenção a situação do nosso vizinho Paraguai. Se as estradas brasileiras são péssimas - ocupamos a posição 103, com 3,1 pontos - falta qualificativo para as estradas paraguaias - ocupa a posição 131, com 2,4 pontos. Estranha posição de um país que vem melhorando sua economia ano após ano. Pior que as estradas paraguaias só a de países notadamente paupérrimos: Iêmen, Guiné, Madagascar, Haiti, Congo e Mauritânia.
Todavia, há um país sul-americano que ocupa uma das melhores posições. O Chile está no posto 24, com 5,2 pontos. Um feito que só obteremos dentro de dezenas de anos. Talvez, à partir do ano 2050, quando um outro estudo - realizado pela consultora PwC - prevê que estaremos em quinto lugar na lista dos países mais ricos do mundo, avançando duas posições.
Estes são os países que vão "mandar no mundo" em 2050.
Quais são os países que dentro de 30 anos dominarão o mundo? A consultora PwC divulgou um relatório apresentando as previsões de crescimento para 32 das maiores economias do mundo. A lista foi elaborada com os dados referentes ao PIB - a riqueza de cada país -, e o PPC - paridade do poder de compra. Eis a lista dos 20 países mais ricos no futuro: