ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  01    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

O futebol em C.Grande, muito antes de Operário e Comercial

Mário Sérgio Lorenzetto | 04/09/2022 09:00
O futebol em C.Grande, muito antes de Operário e Comercial

O primeiro supermercado de Campo Grande foi montado por Nelson Nachif, com o nome de "Serve Bem". Ficava na rua Barão do Rio Branco. O negócio prosperou, obrigando a transferência para local mais amplo, na mesma rua, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino. Na esquina da rua 13, ficava a farmácia S.Jose, dos irmãos Fragelli. Quando essa farmácia mudou para a 14 de julho, em 1.937, o prédio foi ocupado pela Sociedade Esportiva Campo-grandense, a popular SS. Seu principal adversário era o Sport Clube Syrio, obviamente criado pela grande colônia sírio-libanesa existente na cidade.


O futebol em C.Grande, muito antes de Operário e Comercial

Todos ao Campo de Marte!

Quando as duas equipes se defrontavam, havia enorme afluência de público ao Campo de Marte, depois Estádio Belmar Fidalgo. Só bem mais tarde surgiram o Gremio Esportivo Renner, o Esporte Clube Juventus, o Operário Futebol Clube e o Comercial. Em agosto de 1.938, foi criada a LEMA - Liga Esportiva Municipal de Amadores. Seu primeiro presidente foi Peri Alves Campos. Peri era médico oculista e diretor da rádio Difusora PRI - 7.


O futebol em C.Grande, muito antes de Operário e Comercial

João Tessitori Júnior doou o terreno.

Era um grande estádio. Para a pequena Campo Grande, construir um estádio da envergadura do Belmar Fidalgo, foi um "feito e tanto", uma obra cantada e homenageada durante várias gerações. O nome foi homenagem ao sargento esportista Belmar Fidalgo, falecido ainda jovem. Mas o passo decisivo foi de João Tessitori Júnior, que doou o terreno.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias