ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Em Pauta

Os rola-bosta: mais barato preservar o campo que recuperá-lo

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/09/2022 08:54
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A importação de escaravelhos peloteiros, conhecidos popularmente como rola-bosta, pela Austrália, Estados Unidos, México e Rússia, para tentar solucionar os problemas derivados da acumulação dos excrementos do gado é um dos exemplos mais paradoxos do papel chave dos insetos no mundo. Os rola-bosta proporcionam aos humanos serviços essenciais de forma gratuita. Se os eliminarmos, geram um grave problema que custa caro remediar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Rola-bosta sumiu na Austrália.

Os primeiros colonos que chegaram na Austrália introduziram vacas, ovelhas e cavalos. No princípio, eram poucos animais. Nos anos 60, tinham 30 milhões de bovinos e 77 milhões de ovinos. Isto supõe uma quantidade enorme de excrementos, pois uma vaca em média produz 12 bolas por dia. Feitas as contas, são 33 milhões de toneladas de excrementos anuais. E os fazendeiros australianos, além de não reciclar as vezes, usar como biogás, também exterminavam os escaravelhos nas plantações. Há escaravelhos, o rola-bosta não é um deles, que vivem comendo folhas, são considerados pragas na agricultura. O resultado é que sem os rola-bosta, os excrementos ficam secos no solo por vários anos, acarretando importante redução dos pastos. Fenômeno semelhante ocorreu nos Estados Unidos, no México e na Rússia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Quanto custa importar os rola-bosta.

O desaparecimento dos rola-bosta acarreta um segundo problema ainda maior. Ao não ter competição desses escaravelhos no estrume, aumenta em demasia o número de moscas hematófagas, que picam o gado, transmitindo algumas doenças. É fácil perceber a ausência dos rola-bosta, basta acompanhar o crescimento do número de  moscas. Os fazendeiros australianos tiveram de importar rola-bosta da Europa e da África. A primeira etapa, custou mais de 100 milhões de dólares. Cifra semelhante na segunda etapa foi gasta. Devido à seca recorrente naquele país, talvez tenham de importar nova remessa de escaravelhos. É muito fácil, e barato, preservar o meio ambiente. Muito caro é recuperá-lo.
Nos siga no Google Notícias