Pagamos pela independência à Portugal. Quanto ouro saiu?
Soa muito estranho comemorar a independência como se fosse algum ato heroico. Não foi e nem chegou perto. Não passou de um acordão, como tantos outros, feitos pela elite. Além da enorme quantidade de ouro extraída do Brasil, há uma cereja do bolo que poucos comentam: pagamos pela independência. Pode parecer rocambolesco, mas pagamos Portugal pela independência. Foram milhões de libras para a metrópole. Ou seja, houve um acerto de contas, altamente desvantajoso para o Brasil.
128, 150 ou 200 toneladas de ouro?
Há duas correntes de historiadores que fazem a contabilidade do ouro que saiu do Brasil para Portugal, uma defende que foram pelo menos 128 toneladas do metal; outra, crê que foram 150 toneladas. Também há uma terceira corrente, bem menor, afirmando que retiraram mais de 200 toneladas. É difícil fazer essas contas, havia muito contrabando e roubo do ouro brasileiro. Os controles eram quase inexistentes. É impossível precisar esse número.
O Brasil pode recuperar o ouro extraído?
A cada vez que um brasileiro é maltratado em Portugal, chovem imprecações nas redes sociais. Via de regra, cobrando Portugal para devolver o ouro daqui retirado. Não há como processar Portugal, na época da corrida do ouro, nem mesmo havia um "Brasil". Só existiam, paulistas, baianos, cariocas.... O tempo também labuta contra nós. No direito internacional há a noção de que a passagem do tempo consolida uma situação.