Quem foi o primeiro professor da história? O que ele ensinava?
Ser capaz de aprender. É esta prodigiosa faculdade presente em todas as sociedades humanas sem exceção, exclusiva dos humanos? É uma pergunta que excita os pesquisadores, sociólogos, etólogos…. o que pensam a respeito os homens que estudam a pré-história?
O mundo das ferramentas de pedra.
Retrocedamos no tempo para ver se é possível distinguir uma evolução no ensino e aprendizagem humanos. Para isso, centremo-nos nas ferramentas de pedra. Ao contrario de qualquer outra capacidade humana, essas ferramentas são testemunhos materiais mais fiéis que dispomos. As pedras talhadas são indicadores diretos de nossa capacidade de ensinar e aprender. E elas estão preservadas pelo mundo afora. Há pedras talhadas em todos os continentes. Isto é, ocorreu ensinamento em todos os cantos do planeta. Elas guardam fielmente as marcas das ações nelas realizadas.
Tão antigas que produzem vertigem.
Esses talhadores de pedra - os primeiros professores da história - são muito antigos. Viveram há mais de um milhão de anos. Fizeram as contas, equivale a dizer que são 132.000 gerações antes de nós. Eles viviam no Quênia, em um lugar chamado “Lomekwi".
Cortando carnes ou verduras.
Esses primeiros talhadores de pedra produziam algo semelhante a nossas facas. Os cantos talhados das pedras e as lascas que resultavam desse processo eram utilizados principalmente para cortar carnes ou verduras. Normalmente as lascas se desprendem de uma pedra mediante golpes fortes. Essa técnica exige uma boa habilidade. Uma mão tem de segurar a pedra e outra tem de cortá-la. É o que chamam de bimanualidade, habilidade com duas mãos. Também é preciso precisão ao dar as batidas na pedra. E, por ultimo, mas extremamente importante, exigem planejamento. Não como cortar uma pedra para ela virar uma faca sem pensar no que acontecerá no futuro próximo. Cada batida na pedra é decorrente do que foi projetado. É isso, o primeiro professor foi um entalhador de pedras.