Viver sem rede social é o novo símbolo de status
As marcas da moda mais luxuosas estão abandonando as redes sociais, consideram-nas vulgares. Assim como alguns nomes - que são marcas, também - do top cinematográfico já as abandonaram, entendendo que essa atitude exprime melhores valores éticos.
Bottega Veneta puxa a fila.
Bottega Veneta, a marca italiana de ultra-luxo que sempre baseou sua imagem na qualidade de seus produtos e no valor artesanal único, anunciou que borrava suas contas no Instagram, Facebook e Twitter. Em verdade, não anunciaram, fizeram algo mais teatral e coerente que está começando: borraram as contas sem nada dizer, de maneira que se alguém buscava essa marca na internet, encontrava apenas um "desculpe, essa página não está disponível". Os analistas do setor de modas entendem que esse é o início de uma tendência, que as marcas de luxo sairão das redes sociais.
Para Celine, as roupas devem ser tocadas com as mãos.
Celine, outra marca de luxo, também deixou as redes sociais. A declaração de saída procurou diferenciar-se das outras marcas. Alegaram que as roupas deveriam ser tocadas com as mãos. E isso não acontece na internet, só ocorre em lojas físicas.
Lush, cosméticos de luxo, saem das redes devido ao ativismo.
A firma de cosméticos Lush, que sempre fez bandeira de seu ativismo meio ambiental e bem estar animal - apesar de pertencer à multinacional Procter & Gamble - também anunciou que deixava as redes. Foi contundente, anunciou que assim promoviam o bem estar de seus clientes. Disseram que não podiam ser coniventes com os suicídios. Um estudo interno da Facebook mostrou que há relação entre as redes sociais e suicídios de jovens.
O ascetismo digital dos famosos.
Quando alguém muito famoso - outra maneira de ser uma marca - deixa as redes sociais, não comunica a decisão, simplesmente abandona. A lista dos ascetas digitais começa a ficar longa: George Clooney, Emma Stone, Ryan Gosling, Cardí B, Alec Baldwin, Pete Davidson, Taylor Swift.... dizem que ganharam tranquilidade e não se distanciam de seus valores éticos.