ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Momento Saúde Bucal

As principais consequências de um implante com problema

Por Marco Polo Siebra (*) | 23/10/2024 15:40

Se você tem implantes dentários precisa saber quais as principais consequências que eles podem apresentar quando tem algum tipo de problema.

1.Recessão gengival: Quando a gengiva recua, não só compromete a estética, mas também expõe as roscas do implante que podem ser mais suscetíveis a infecções e complicações. Isso também pode dificultar a limpeza ao redor do implante, potencialmente levando a problemas periodontais.

2. Dificuldades para mastigar: Um implante com problema pode levar a uma distribuição desigual das forças de mastigação. Isso pode resultar em dores na articulação temporomandibular (ATM), dores de cabeça, e até mesmo o desgaste excessivo dos dentes naturais adjacentes.

3. Inflamação e inchaço: A inflamação ao redor do implante, conhecida como mucosite periimplantar, pode progredir para uma condição mais grave chamada periimplantite, onde não só os tecidos moles, mas também os tecidos ósseos são afetados, comprometendo a integridade do implante.

4. Dores e desconforto: Dor persistente pode ser um sinal de que algo está seriamente errado, como a presença de uma infecção, problemas de osseointegração (quando o osso não se une adequadamente ao implante), ou até mesmo uma fratura do implante.

5. Afrouxamento: O afrouxamento pode indicar falhas na osseointegração ou problemas mecânicos com os componentes do implante. Um implante solto não só é ineficaz, mas também pode causar danos ao osso e aos tecidos ao redor.

6. Infecção: As infecções são uma das complicações mais sérias, podendo causar febre, mal-estar e, em casos severos, sepsemia. Infecções podem exigir a remoção do implante e um tratamento prolongado com antibióticos.

7. Perda óssea: A perda óssea ao redor do implante compromete a estabilidade e pode ser resultado de periimplantite ou falhas na osseointegração. Perda óssea significativa pode levar à necessidade de enxertos ósseos para reparar a área afetada.

8. Fratura do implante: Quando o parafuso do implante se fratura, pode ser extremamente difícil de remover e muitas vezes exige cirurgia. Esta complicação pode ocorrer devido a sobrecarga na mordida, problemas no design do implante ou fraquezas no material.

Esses problemas podem ser reduzidos com a escolha correta do tipo de implante, um planejamento adequado, uma boa higiene oral e visitas periódicas no dentista. Se notar qualquer sinal de problema, é crucial buscar um dentista imediatamente para evitar complicações maiores.

E aí gostou dessas informações? Compartilhe e se tiver alguma dúvida me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar. Até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias