Cresce 40% faturamento das cooperativas em Mato Grosso do Sul
Publicação destaca números de crescimento de cooperativas que unem forças e criam negócios de jeito diferente
Em meio a tantos desafios, em especial, a retomada da economia após a pandemia, o movimento cooperativista continua crescendo e se destacando como um importante agente na economia de Mato Grosso do Sul. É o que mostra o Panorama do Cooperativismo sul-mato-grossense 2022, desenvolvido pelo Sistema OCB/MS, com base no ano 2021.
De acordo com os dados reunidos na publicação, cerca de 90% dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul possuem uma sede ou unidade de atendimento de cooperativa. A publicação também traz informações relevantes ao setor, com dados técnicos, econômicos e financeiros das cooperativas do Estado, e possibilita traçar o perfil do cooperativismo na região.
O Sistema OCB/MS possui em seu quadro 125 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos do cooperativismo brasileiro. No Mato Grosso do Sul há aproximadamente 393 mil cooperados. Considerando que a família de um cooperado possui, em média, três pessoas, conclui-se que 41,5% da população do estado está diretamente envolvida com o cooperativismo.
Os empreendedores descobriram que, ao invés de arriscar sozinhos, a grande estratégia é unir forças para criar negócios de um jeito diferente, onde todos são donos, com direito a voz e voto. O Movimento Somos Coop viabiliza essa união de todo tipo de atividade. Já são 18,8 milhões no Brasil de cooperados entre professores, médicos, motoristas, dentistas, agricultores.
Cooperativas e emprego - Em 2021, a taxa de desemprego no Brasil foi de 11,1%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), apurada pelo IBGE. Nesse mesmo período, as cooperativas aumentaram o quadro de empregados em 9,47%, gerando mais de 1.600 novos postos de trabalho no MS. Outro indicador que mostra a força do cooperativismo sul-mato-grossense é o faturamento. No total, as cooperativas faturaram R$ 27,8 bilhões em 2021, um aumento de mais de 40% comparado com 2020. Entre tributos estaduais e federais, foram recolhidos mais de R$696 milhões. Isso significa mais recursos girando no estado e nos municípios.
“Mesmo com a pandemia, o cooperativismo continuou crescendo, criando oportunidades, levando prosperidade para as pessoas e comunidades onde atua e sendo fundamental para o desenvolvimento do estado e do país.O Sistema OCB/MS continua de portas abertas para dar suporte às cooperativas, para continuarmos fortalecendo o cooperativismo no MS juntos,” destaca o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.
Além dos dados de Mato Grosso do Sul, o Panorama traz informações relacionadas aos cenários nacional e mundial do cooperativismo.
Acesse: bit.ly/panoramacoop_2022.