Educação Infantil do Harmonia: ambiente acolhedor e de aprendizagem
A Escola de Campo Grande é pioneira no Brasil no uso das abordagens Reggio Emilia e Emmi Pikler
“Em 2015, ano em que começamos a aplicar a abordagem da pediatra Emmi Pikler na Escola, logo percebemos como os bebês evoluíram na autonomia motora e na comunicação com os educadores” conta Talita Martins, diretora da Educação Infantil da Escola Harmonia.
Para aprimorar a implantação, aprender mais sobre a abordagem e comprovar a eficácia dos resultados com os pequenos, já em 2017, um grupo de educadores da Escola Harmonia visitou, no Peru, na Itália e na Argentina outras escolas referência não só em Emmi Pikler como também na abordagem Reggio Emilia.
Para entender as abordagens usadas no Harmonia
Para os bebês e crianças de até dois anos e meio de idade, a Escola Harmonia se inspira no uso da abordagem Emmi Pikler. O nome é uma homenagem à médica austríaca que desenvolveu um modelo de cuidados para crianças nesta idade. A pediatra acreditava na iniciativa própria do bebê. Para ela, “a criança que consegue algo por sua própria iniciativa e por seus próprios meios adquire uma classe de conhecimento superior àquela que recebe a solução pronta”.
Por isso, a proposta da Escola está baseada na assistência às necessidades básicas humanas e no desenvolvimento em diversas áreas: cognitiva, social, emocional, motora e linguagem. Assim, desde o momento da recepção até a partida, as crianças recebem muito carinho, estímulo e cuidado.
“Preparamos um ambiente tranquilo, que transmite confiança e afetividade, além de aprendizagens que têm significado. Todos exploram o espaço que ocupam, por meio das experiências com diversos objetos, brinquedos e materiais texturizados; vivenciam as formas de comunicação por meio de músicas, gestos e sinais; aprimoram as habilidades motoras e conhecem os próprios corpos, brincando e participando dos momentos de massagem. Além disso, vivenciam o mundo do faz de conta com jogos simbólicos e livros de histórias”, explica a diretora.
A partir do K2 até o K5, (na Escola, os níveis levam a nomenclatura de Ks por se tratar de uma Instituição bilíngue. Portanto, a Educação Infantil é o Kindergarten) o modelo de ensino trabalha com projetos e sequências didáticas que visam à apropriação do conhecimento nas diversas áreas curriculares, como Práticas de Linguagens, Matemática, Arte, Movimentos e Brincadeiras, Ciências Sociais e Naturais. Nele, também são desenvolvidas experiências relacionadas à construção da identidade pessoal e da autonomia.
A Escola se inspira, para esta fase que vai dos três aos seis anos, na abordagem italiana de Reggio Emilia, referência mundial em Educação Infantil. Assim, as salas de aula se transformam em verdadeiros laboratórios de ensino, contendo materiais, brinquedos e objetos que potencializam as aprendizagens.
“Nesta idade, as crianças são muito materiais, concretas. Isso quer dizer que o espaço, a papelaria e os brinquedos não estruturados devem ser de muita qualidade e segurança para potencializarem as aprendizagens. Vemos esta necessidade a cada nova visita técnica e de estudos que fazemos para a Escola. Em 2019, fomos a Boston. Lá, conhecemos escolas que usam as duas abordagens que o Harmonia utiliza. Também estudamos em Harvard e no Media Lab do MIT. Sempre é um momento para nós, da direção, de muito conhecimento, além de podermos nos certificar de que estamos no caminho certo”.
Estimulação em inglês
Diariamente, os bebês – até cerca de um ano de idade - têm 50 minutos de estimulação na língua inglesa com uma educadora. Assim, eles ouvem músicas e histórias, participam de experiências sensoriais e brincam em inglês.
A partir do K2, na Educação Infantil, os períodos são divididos em currículo americano e currículo brasileiro. Caso os pais optem pela Escola em período integral, o período vespertino é igual ao citado acima e o período matutino é totalmente apresentando em inglês, com um currículo lúdico.
Musicalização
No Harmonia, a música está presente em nossa rotina escolar desde o berçário. Todos os dias, as crianças apreciam canções e cantam, em português e em inglês, com professores especialistas em música. Assim, uma vez por semana, todos têm aula de musicalização.
Enfermagem
Nas salas de berçário e K1, a Escola dispõe de enfermeiras que são responsáveis pelos cuidados com relação à saúde e à integridade física dos nossos bebês. As profissionais da saúde também atendem as demandas dos alunos que têm mais de dois anos.
Arte
Uma vez por semana, a partir do K3, os estudantes têm aulas de Arte com uma professora especialista. São momentos em que os pequenos manipulam vários materiais e, por meio deles, criam suas próprias obras, expressam suas vontades e desejos, estimulam a criatividade, pintam e desenham.
Atividades Físicas
Na Educação Infantil, a Educação Física também é oferecida a partir da série do K3. As aulas acontecem uma vez por semana e sempre com professor especialista. Balé e judô: são oferecidos na Educação Infantil a partir da série do K4. As aulas acontecem uma vez por semana (meio período) e duas vezes por semana (período integral), sempre com professor especialista e em horário de aula.
Serviço
A Escola Bilíngue Harmonia tem quatro unidades. A sede do Berçário e da Educação Infantil fica na Rua Luiz Dódero, 185 (veja como chegar). O telefone de contato é o (67) 3042-2220. Acompanhe pelo Instagram.