Energisa prova agilidade ao enfrentar impactos de chuvas e vendavais
El Niño mais intenso dos últimos 25 anos deixa a empresa 24 horas em alerta, com plano de contingência pronto
O serviço realizado com segurança, agilidade e qualidade são desafios diários dos funcionários da Energisa, concessionária que atende 74 municípios em Mato Grosso do Sul. Mas a empresa também passa por testes na prática a cada tempestade e vendaval no Estado, provando que continua com excelência, porque aprimora dia a dia o plano de contingência, graças ao investimento em infraestrutura de rede, automação de sistemas e capacitação das equipes para atender toda população em casos que afetem a rede elétrica, provocando a interrupção do fornecimento de energia elétrica em comércios e residências.
O plano emergencial ganhou robustez, em 2021, após a tempestade de areia que atingiu o estado, envolvendo 100% dos departamentos da Companhia. A estratégia é deixar as equipes preparadas para atuação antes mesmo que os problemas comecem a surgir nos municípios. É o que explica o gerente do Departamento de Operações da Energisa MS, Helier Fioravante.
A gente trabalha muito forte ações focadas na segurança das equipes, ampliação da logística de materiais, reforço no treinamento/ capacitação as equipes, e também um trabalho de comunicação ativa com a imprensa, além dos órgãos municipal, estadual e nacional”, destacou.
Além disso, a concessionária realiza constantes avaliações que colocam em prática tudo o que é planejado no papel. Na operação, é simulada uma crise, reunindo todo o time. Essa dinâmica vale para verificar se algo deve ser alterado no processo, para que assim, em uma próxima ocorrência, os atendimentos sejam ainda mais assertivos.
Por trás de todo o planejamento de contingência da distribuidora, trabalhamos com uma média de 280 ações. É um envolvimento muito grande de toda a equipe”, ressalta Helier.
No passado, a gente fazia esses testes, mas não com a intensidade que fazemos hoje. Muitas vezes fazíamos um teste de campo simulando a perda de uma estação, subestação, perda de um circuito. Agora estamos muito mais focado, com 100% dos gestores, 100% dos departamentos, todo mundo é envolvido, porque todos têm uma parcela de apoio”, afirma Helier.
Ação – O gerente de operações ressalta que quando ocorre uma interrupção no fornecimento de energia em qualquer região do Estado atendido pela concessionária, operadores que estão no Centro de Operações recebem um aviso em tempo real e logo demandam uma equipe para resolver o problema.
Apesar de as equipes estarem prontas para atender a ocorrência, Helier destaca a importância da população em avisar a empresa sobre a real situação do local, para que uma equipe específica seja enviada mais rapidamente.
Quando sai a ocorrência, o centro de operação recebe falta de energia, mas eles não sabem se foi um cabo, se foi um poste ou um transformador. Então, a equipe que está mais próxima chega lá, olha e detalha o cenário. Agora, quando a ocorrência é aberta pelo cliente com bastante informação, como poste no chão ou cabo rompido por exemplo, isso faz a gente mandar uma equipe diferente. Quanto mais informações o cliente puder passar também, ajuda muito na hora de delegar a equipe para realizar a atividade.
A distribuidora identifica como uma das maiores causas de interrupção do fornecimento de energia, a queda de árvores sobre a rede, após fortes rajadas de vento. Dessa forma, vale ressaltar a importância de manter a poda sempre em dia e avisar os órgãos competentes para que o trabalho seja feito antes que o problema apareça.
Manutenção – Outro ponto evidenciado, são as manutenções em geradores, principalmente em hospitais, que demandam de energia 24 horas por lidar com vidas. Mesmo sendo locais prioritários em situações de falta de energia, é enviado um comunicado para todas as unidades de saúde do Estado para que a prevenção aconteça de todas as partes.
“A gente fez um comunicado para todos os hospitais do Estado ou clientes que também possam ter grandes impactos, para que eles também revisem seus geradores, porque normalmente os hospitais têm esses equipamentos próprio". salienta.
Alerta severo – Para 2023, especialistas da área de meteorologia preveem um El Niño mais severo atingindo todo o país. Assim, a Energisa está preparada para enfrentar a situação, caso os problemas se agravem em Mato Grosso do Sul.
Nós do Grupo Energisa temos uma vantagem muito grande no país, porque estamos em 11 estados. Então se precisarmos deslocar uma equipe sul/sudeste para um Estado vizinho, nós conseguimos. Pois temos uma flexibilidade muito grande a nível nacional, o que nos traz uma vantagem na hora de atender uma questão de crise.
Para isso, as equipes estão se reunindo desde o mês passado com representantes da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Abrate (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica), Governo do Estado, Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Defesa Civil, Defensoria Pública, Procon Municipal e Estadual, além de outros órgãos.
Isso tudo para que todos os envolvidos no bem-estar da população sul-mato-grossense possam trabalhar em conjunto, em casos que demandem uma maior assistência por parte de todos, principalmente da Energisa, responsável pelo fornecimento da energia elétrica em quase todo o Estado.