"Rota Gastronômica Pantaneira" traduz a culinária pantaneira
Livro traz 21 receitas rica em ingredientes, sabores e histórias
Um dos maiores chefs de cozinha do Mato Grosso do Sul, Paulo Machado lançou na Capital o livro “Rota Gastronômica Pantaneira”, uma obra que apresenta 21 receitas que moldam a culinária regional. Realizado no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, o lançamento do livro teve a presença de amigos, parceiros, entusiastas e apoiadores que denominam o momento como “uma celebração das tradições da região”.
Organizado pelo Instituto Paulo Machado em parceria com a produtora Márcia Marinho e escrito pela jornalista Tati Feldens, a obra reúne em suas 66 páginas, 21 receitas, sendo as 10 primeiras pratos referência da primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, como as tradicionais sopa paraguaia, macarrão de comitiva, caldo de piranha e sarrabulho.
Já as outras 11 receitas inéditas, revelam não apenas a riqueza dos ingredientes locais, mas também as influências étnicas que moldaram a culinária pantaneira ao longo do tempo.
“Antes de toda essa pesquisa que nos propomos a fazer, já existia uma culinária pantaneira muito forte, porém pouco evidente. E para mim é muito fantástico falar sobre as nossas tradições, dando mais força para a nossa culinária deliciosa e contagiante”, afirma o Chef Paulo Machado.
Além do chef Paulo Machado e da produtora Marcia Marinho, responsável pela inserção no edital do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), a obra conta com o prefácio de Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, textos da jornalista Tati Feldens, co-fundadora da Rota Gastronômica Pantaneira, e fotografias de Elis Regina.
Para Márcia, o investimento adquirido para a produção da obra não só valoriza a cultura regional, mas também a leitura e a gastronomia como um todo.
“Logo que recebemos o apoio das entidades, unimos forças para entregar o 1º volume com receitas que fazem parte da nossa história, da nossa culinária e de tudo o que vivemos no Mato Grosso do Sul. Já são 8 anos nessa missão de elevar a nossa gastronomia e evidenciá-la cada vez mais em âmbito nacional”, pontua Marcia Marinho.
A publicação contou com investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS, Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além do apoio do Sebrae/MS.
Para mais informações sobre o livro, acesse o perfil oficial da Rota Gastronômica Pantaneira no Instagram ou entre em contato com a editora responsável pela publicação, Life Editora.