A transição de aulas presenciais para plataformas on-line tem sido utilizada com muita criatividade e metodologia pela escola
O avanço da Covid-19 fez a Maple Bear, escola canadense de educação infantil e ensino fundamental situada em Campo Grande, se reinventar para continuar educando com a mesma qualidade e atmosfera acolhedora da instituição. A transição de aulas presenciais para plataformas on-line tem sido utilizada com muita criatividade e metodologia, a fim de garantir a continuação das atividades durante a quarentena.
O fechamento de escolas, que da noite para o dia se tornou um grande desafio para milhares de professores e estudantes, virou objeto de responsabilidade para a equipe administrativa e pedagógica da Maple Bear, que tem se dedicado diariamente a definir disciplinas que agora são ministradas através de tecnologias digitais, bem como as ferramentas que permitam aos alunos o acompanhamento de um conteúdo rico, dinâmico, lúdico e compreensível.
A adoção de aulas a distância tem sido muito elogiada por pais e familiares dos estudantes. “O material didático está fantástico e a dedicação dos professores tem feito muita diferença”, comentou a mãe de uma das alunas.
Mãe de dois alunos, Priscila Pedrossian, conta como as iniciativas da escola motivaram os filhos. “Uma dica legal que a escola deu foi de a criança usar uniforme durante a live, para que ela consiga compreender melhor que está em aula, e não brincando em casa, durante esse período”, comenta. “De forma geral, tem sido tranquilo, e minha filha faz o que é proposto de forma satisfatória. Também ficamos impressionados com a desenvoltura das professoras em frente às câmeras”, acrescenta.
A mãe Renata Frugis também sabe que não é nada fácil um ensino à distância, onde a criança não pode sair e ver outros ambientes, mas se surpreendeu com todas as medidas tomadas pela escola para tornar esse momento mais leve aos estudantes. “A escola me surpreendeu positivamente e o importante é que meu filho não perdeu o contato com a língua inglesa e com as atividades que iniciou na língua portuguesa”, afirma.
As atividades a distância têm sido organizadas e pensadas pela equipe pedagógica, que oferece suporte diário tanto para os alunos durante os horários de aulas quanto para os pais em tempo real.
De segunda a sexta-feira, as famílias recebem, por meio digital, as orientações para as atividades do dia. Além das aulas on-line, alunos recebem vídeo aulas, e a escola faz todo o acompanhamento através mensagens escritas, ligações telefônicas e vídeo chamadas.
Para que diversas atividades sejam realizadas em casa e não haja custo extra para as famílias, a escola tem disponibilizado materiais.
Na Educação Infantil, além dos encontros virtuais em grupo com os colegas de sala, as famílias podem agendar horário individual para que o professor trabalhe com a criança utilizando o recurso de vídeo chamada, o que ajuda a manter a interação com o docente e identificar possíveis necessidades específicas de aprendizagem.
No Ensino Fundamental, os encontros virtuais acontecem em pequenos grupos, de até seis alunos, para que a interação seja ainda mais eficaz. As crianças que precisam de apoio adicional, por alguma dificuldade, fazem acompanhamento virtual individualizado, agendado com o professor.
A escola compreende que são tempos difíceis, que emocionalmente as pessoas podem ficar angustiadas, ansiosas e com receios de que os filhos percam o ano letivo. Por isso, a escola tem dedicado 100% do seu tempo no aprimoramento das ferramentas para que a aprendizagem se mantenha, mesmo em casa, sem deixar de lado o acolhimento e apoio às famílias em um momento tão delicado.
A sensibilidade é quase palpável ao observar a preparação dos profissionais e qualidade dos conteúdos ensinados, que não só tem sido repassado, mas tem garantido aos pais e alunos uma melhor organização da rotina, motivação e amadurecimento com a aprendizagem.
“Se reinventar é a forma que encontramos para enfrentar essa condição momentânea, como também colaborar, fortalecer e avançar rumo a uma nova educação, pois isso faz parte da missão da Maple Bear”, explica a diretora da escola, Fernanda Ortiz
Além disso, a Maple Bear tem a 6ª melhor metodologia de ensino do mundo. A didática do Canadá é destaque em ranking internacional. A cada três anos, o Pisa (Programme for International Student Assessment) é responsável por avaliar o desempenho de estudantes ao redor do mundo. Entre os melhores resultados estão países asiáticos, europeus e, na América, apenas o Canadá está entre os 10 melhores, ocupando a 6 ª posição geral e o 1° lugar no continente americano. Os Estados Unidos ficaram em 13° geral.
Entre os diferenciais, a escola é bilíngue e tem como propósito promover uma educação holística aos seus alunos. Aliada ao bilinguismo, a escola estimula os “little bears” a pensarem e interagirem em inglês, desde os primeiros anos de vida. A ideia é estimular os pequenos com atividades lúdicas desde o início de sua formação para que verbalizem na língua inglesa de forma natural.
Em Campo Grande, a Maple Bear é a única escola a oferecer a metodologia canadense em seu programa educacional, assim como o ensino do inglês por meio da imersão em uma segunda língua. Para saber mais sobre a Maple Bear, bilinguismo na infância ou metodologia canadense, entre em contato pelos telefones: (67) 9803-7079 - chame aqui, (67) 3015-2939 e (67) 3014-2939.
A escola Maple Bear Canadian School fica na Avenida Rodolfo José Pinho, 1386, Jardim São Bento (veja como chegar).
Acompanhe a evolução do ensino pelo Facebook e Instagram.