ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Atraso na entrega de insumos suspende exames de próstata

Sesau diz que reagentes são trazidos dos EUA e demora superou o programado

Por Kamila Alcântara | 22/01/2025 13:12
Atraso na entrega de insumos suspende exames de próstata
Exame de PSA é feito com amostra de sangue do paciente (Foto: Reprodução/SES/MA)

Após um paciente relatar dificuldades para fazer o exame preventivo em Campo Grande, nesta quarta-feira (22), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) esclareceu que está sem o reagente nos estoques por atraso do fornecedor. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande informou que a realização do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) está temporariamente suspensa devido à falta de reagentes, causada por atrasos na entrega pela empresa fornecedora. Um aposentado de 71 anos relatou dificuldades para realizar o exame na rede pública e teve que considerar o pagamento em uma clínica particular, o que representa um custo significativo para sua aposentadoria. A previsão é que os reagentes cheguem até a primeira semana de fevereiro, permitindo a retomada das coletas e exames.

O exame em questão é o (Antígeno Prostático Específico), feito a partir de uma amostra de sangue. Ele é importante porque ajuda a identificar alterações na próstata, especialmente relacionadas ao câncer, hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata) e infecções como prostatite.

Pelo Direto das Ruas, um aposentado de 71 anos relatou que seu médico fez a solicitação do exame, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Lar do Trabalhador, mas ele não conseguiu fazer na rede pública e vai ter que pagar mais de R$ 100 em uma clínica particular.

“Normalmente, quando o médico pede é porque a gente já está sentindo alguma coisa, ainda mais na minha idade. Verifiquei em uma clínica e esse exame está custando em torno de 130 reais. Minha aposentadoria é um salário mínimo", lamentou o idoso.

Em nota enviada ao Campo Grande News, a Sesau informou que possui um contrato vigente com a empresa Central Lab Distribuidora de Produtos para Saúde LTDA, de Porto Alegre (RS), que fornece os insumos necessários para a realização do exame em questão. Esta empresa representa uma marca multinacional, com sede principal norte-americana.

“Sendo assim, mesmo a empresa realizando o pedido dedicado mensalmente de reagentes e insumos com 60 dias de antecedência, esporadicamente, podem ocorrer atrasos na entrega de reagentes devido à necessidade de importação destes produtos. Considerando o período de recesso das empresas e multinacionais, tivemos um infortúnio, que resultou no atraso da entrega de nosso pedido dedicado”.

Porém, ainda segundo a secretaria, mesmo com este empecilho, mantiveram rotina para realização do PSA, contudo “o atraso foi superior ao tempo do estoque existente no laboratório, sendo necessário suspender, temporariamente, a realização do exame”. Agora, a previsão é que os reagentes cheguem à Capital até a primeira semana de fevereiro. Só aí as coletas e exames voltam ao normal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias