Com casos de gripe, corredor do HR lota e pacientes lutam por transferência
Estado já registrou mais de 3 mil casos e 229 óbitos, sendo 105 só na Capital
Em pleno surto de doenças respiratórias, pacientes do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) registram superlotação até dos corredores, nesta quarta-feira (29). A SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou novos boletins epidemiológicos e há 12 novos óbitos pela doença na última semana, atingindo o total de 229 mortes por gripe este ano.
Imagens enviadas ao Direto das Ruas mostram pessoas ocupando macas baixas nos corredores e, quem está nos quartos, enfrenta aperto e condições precárias de alguns materiais oferecidos.
“O setor de pediatria esquecido em pleno surto de doenças respiratórias, que está vitimando justamente as crianças. Além disso, faltam profissionais, insumos hospitalares, aparelho de tomografia estragado e os pacientes tendo que entrar na fila do Hospital Universitário para serem descolados até lá e realizarem o exame”, relata a denunciante.
Há também registros de lixeiras quebradas, buracos nas paredes e água vazando no chão dos banheiros. “Estão pintando por fora, enquanto que por dentro está assim. Técnicos e enfermeiros sobrecarregados. Não conseguem dar um antibiótico no horário certo, porque são muitas crianças”, completa.
Em nota enviada ao Campo Grande News, o HRMS diz que "a superlotação é uma realidade em todos os hospitais públicos da cidade com demanda oriunda da regulação municipal e espontânea". Atualmente, todos os 362 leitos de internação, bem como os 39 leitos de observação, estes do PAM (Pronto Atendimento Médico), estão com 100% de ocupação.
Mais de 3 mil casos de gripe - No boletim epidemiológico de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), divulgado nesta quarta-feira, Mato Grosso do Sul registra 3.143 casos e 229 óbitos.
Campo Grande está com 48% das notificações e 105 mortes. A faixa etária dos casos é de 28% em crianças com menos de 12 meses até nove anos, mas a letalidade maior está em pacientes acima de 80 anos.
Em outro documento, que especifica a influenza, traz 34 mortes. Desses, sete foram nesta semana e as vítimas tinham entre 49 e 97 anos.
Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.