ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

De novo: anta com artrose é flagrada "passeando" no Parque dos Poderes

Assustada, assistente social cogitou que o animal estava ferido; mamífero é monitorado

Por Gustavo Bonotto | 22/10/2024 21:53

Figurinha carimbada da Capital, a "anta que manca" foi novamente vista passeando pela Avenida Hiroshima, na entrada do Parque dos Poderes, durante o fim da noite desta terça-feira (22). O mamífero do sexo masculino segue em monitoramento, no entanto, sempre dá uma "escapadinha" para deixar o sedentarismo de lado.

Desta vez, o animal que ainda não tem nome oficial, foi flagrado pela assistente social Waneide Ferreira. De longe, ela observou que a anta estava mancando e até especulou que estava machucado. "Tomei um susto, em primeiro momento. É uma anta bem grande, gorda, gigante. Vi ela mancando e já pensei o pior, como se alguém tivesse maltratado ou sofrido um atropelamento", disse.

Waneide encaminhou o registro acima para a reportagem, preocupada. "É um animal grande, não pode ficar solto assim. O pessoal que dirige entra na avenida em alta velocidade. É perigoso".

Conforme já noticiado pela reportagem, o animal tem artrose, uma doença degenerativa que provoca o desgaste das articulações. A PMA informou, no início do mês, que a anta vive na região do Parque dos Poderes, caminha à noite e às vezes costuma parar em áreas como a de hoje. Ela não oferece risco a ninguém.

Em setembro, a figurinha virou atração de uma escola ao surgir no pátio, durante o período do intervalo. Ao chegar para trabalhar, a porteira Maria Luíza Pereira Dias, estranhou a movimentação e só depois que se aproximou viu que era o animal. Ela ficou encantada com o tamanho da anta. “Meu Deus do céu, eu não sabia. Quando vi pensei que era um cavalo, mas é uma anta. A gente não chegou perto porque ficou com medo”, contou Maria Luíza.

O bicho, que tem como prato principal os frutos, é o maior mamífero terrestre da América do Sul e as fêmeas podem chegar até 300 quilos e 2 metros.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias