ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

De tanto escapar do CRAS, ave exótica ganhou nome de Fujona e apareceu no Anache

Animal silvestre é fêmea e Centro de Reabilitação já sabe que ela adora passear por Campo Grande

Por Gabi Cenciarelli | 07/07/2024 16:31
Emilain Laranjeira acholheu a ave e tratou como um pet, antes de levar ao Cras (foto: Direto das Ruas)
Emilain Laranjeira acholheu a ave e tratou como um pet, antes de levar ao Cras (foto: Direto das Ruas)

Um Mutum-de-penacho, ave silvestre, foi visto dando um passeio no Jardim Anache na tarde ultima sexta-feira. Quem encontrou a ave foi a auxiliar administrativa Emilain Laranjeira e a família, que acolheram o animal e o levaram de volta para casa, no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre).

"Fomos caminhar e avistamos uma ave. Ela estava extremamente mansa, e por ser algo diferente nos aproximamos pra tirar foto. Dali ela já ficou próxima, deitou no meu filho. É como se fosse literalmente um pet, e vai deixar saudades", afirma a Emilain, moradora do bairro.

Mutum-de-penacho fêmea na casa da família que o acolheu. (Foto: Direto das Ruas)
Mutum-de-penacho fêmea na casa da família que o acolheu. (Foto: Direto das Ruas)

A auxiliar administrativa ficou preocupada com essa espécie diferente em um ambiente urbano, levou a ave para casa. Decidiu então enviar fotos ao Campo Grande News e decidiu ligar pro CRAS. Após a ligação, descobriu que a ave já é conhecida pelos profissionais e ganhou o nome de "Fujona" por causa das várias vezes que foi vista passeando pela cidade, mas dessa vez foi a que ela chegou mais longe.

Ainda de acordo com os profissionais, a ave é fêmea e não é anormal ver essa espécie nas áreas urbanas de Campo Grande, especialmente no Jardim Anache,  que fica próximo às reserva ambientais e fazendas.

Mesmo a presença do animal sendo mais comum do que parece, a recomendação dos veterinários é de levar a ave para o CRAS, onde é monitorada. A família acabou o passeio devolvendo a "Fujona" no Centro de Reabilitação.

A recomendação para quem encontra um animal silvestre nos ambientes urbanos é entrar em contato com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (CRAS) no telefone (67) 3326-6003.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias