ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 33º

Direto das Ruas

Depósito em Terenos tem de cachorro congelado a centenas de laptops velhos

Há diversos aparelhos eletrônicos, documentos, armários e até uma cadeira de dentista no local

Gabrielle Tavares | 16/09/2022 17:23

Depósito em Terenos, município localizado a 41 quilômetros da Capital, virou uma verdadeira bagunça. Além de centenas de papéis e um freezer com carcaças de cachorros, há cerca de 300 laptops antigos, adquiridos na gestão do então prefeito Beto Pereira (2004-2012), doados pelo governo Federal e que se deterioram com o tempo.

O depósito fica na antiga capela do cemitério municipal. Uma nova foi construída no local e a velha se tornou abrigo para os entulhos da prefeitura. Além dos aparelhos eletrônicos, há diversos documentos, armários e até uma cadeira de dentista. Também existe um freezer onde são armazenados os corpos dos cachorros que sofrem eutanásia, enquanto não são incinerados.

A vereadora Lucilha de Almeida (PP) fez vídeos ao checar como estava o armazenamento dos equipamentos de vacina dos animais e encontrou os laptops.

“Era um programa do governo, que era para as crianças ficarem com os equipamentos, e encontrei lá, todos jogados no chão. Todas elas assinaram um termo de responsabilidade na época de que ficariam com o computador, mas resolveram não dar para as crianças levar para casa para não estragar, e agora estão lá”, disse.

O prefeito do município Henrique Budke (PSDB) alegou que quando assumiu a gestão, em 2021, os aparelhos já estavam lá, mas ele não soube dizer qual era a condição dos equipamentos à época..

“Eles têm mais de 15 anos, agora vão para leilão, o que não tiver como ser reutilizado será descartado. Temos uma capela nova e ali não está mais sendo usado. Em relação aos cachorros, isso não é irregular. Terenos é um dos únicos municípios que faz a eutanásia corretamente. Eles ficam congelados até a empresa levar para incineração, não tem nada de errado. Daqui um tempo o freezer deve ser retirado dali e ir para a nova sede da secretaria de saúde”, apontou.

Ônibus - O prefeito também falou sobre outra denúncia enviada ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas.

Na noite de ontem (15), o jornal já havia noticiado reclamação de mães sobre um ônibus escolar “caindo aos pedaços”, que é utilizado para transportar crianças do assentamento Santa Mônica, em Terenos. O atraso dos alunos já se tornou algo frequente e pais relatam que “quando o ônibus não quebra, falta freio ou óleo”.

A dona de casa Maria Aparecida, de 40 anos, conta que o veículo transporta alunos de duas escolas e que há cerca de três anos está em condições ruins. Dentro do veículo, não há cinto de segurança, os estofados dos bancos estão saindo e algumas janelas estão quebradas. A situação chega a oferecer riscos para os alunos, como aconteceu com um adolescente de 11 anos que cortou a perna há três meses e precisou receber quatro pontos.

“A nossa preocupação é com as crianças. Já reclamamos para a secretária de Educação, mas toda vez só prometem e não mudam nada”.

Sobre o ônibus, o prefeito disse que a empresa responsável pelo transporte já foi notificada.

(*) Matéria alterada para correção de informação.

Nos siga no Google Notícias